11 de abr. de 2018

Marcus Viana deixa a prefeitura impedida de receber recursos extras do governo federal


Município enfrenta inadimplência desde o dia 5 de março. Ex-prefeito saiu para concorrer ao cargo de governador, deixando esse abacaxi nas mãos da atual prefeita Socorro Neri.

Da Redação feijoonline.com 

Horas depois que o prefeito Marcus Alexandre deixou a prefeitura municipal de Rio Branco para concorrer ao cargo de governo do estado nas eleições deste ano, sua sucessora, a prefeita Socorro Neri já tem que bater cabeça com a equipe econômica. O ex-prefeito deixou o município inadimplente.


A situação ocorre desde a primeira semana do mês de março, período em que Marcus Viana ainda era gestor do município. Segundo informações do Tesouro Nacional, o município deixou de encaminhar matriz de saldos contábeis, o item 3.4 exigido pela Lei Complementar nº 101, de 2000, alterado pela Lei Complementar nº 156, de 2016, ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).

Um servidor do município que pediu para não ter seu nome revelado, disse que são exigidas todas as matrizes do exercício em curso e dos quatro meses anteriores, com série histórica iniciando-se em 2018.

Com a inadimplência, a prefeitura de Rio Branco não recebe recursos extras dos ministérios. Ainda de acordo o servidor, a prestação de contas deve conter a execução orçamentária, relatório de gestão fiscal e saldos contábeis.

A reportagem tentou contato com a assessoria de gabinete da prefeita Socorro Neri, que esteve em reunião durante todo o dia de ontem (9). O feijoonline.com não foi informado se a situação de inadimplência foi uma das pautas dos “ajustes” feitos por Neri com sua equipe de secretários.

Essa não é a primeira vez que a gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre ficou inadimplente. Em novembro do ano passado, a secretária Janete Souza, de planejamento, enfrentou a ilegalidade. Rio Branco era um dos três municípios do estado que sempre esteve em situação regular.

Diariamente, o Tesouro Nacional disponibiliza a situação dos municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.