10 de jan. de 2018

CNH brasileira passa a valer na Itália neste mês


Brasileiro poderá solicitar conversão do documento a partir de segunda-feira 


O acordo Brasil-Itália que permite uso de carteira de motorista brasileira na Itália entra em vigor neste sábado (13). A partir de segunda-feira (15), será possível solicitar a conversão da CNH junto a “motorizzazione”.

O acordo, que também é válido para validar carteiras italianas no Brasil, beneficiará mais de 70 mil brasileiros que vivem na Itália. O reconhecimento já era estabelecido pela Convenção de Viena, mas até então a Itália não cumpria sua parte, exigindo que brasileiros tirassem a habilitação italiana, pagando as taxas e realizando os exames necessários.

Apenas carteiras tipo A e B definitivas, válidas e em vigor atualmente serão convertidas. Para obtenção de outros tipos de carta, será necessário realizar os exames específicos de cada país. Não poderão ser convertidas carteiras emitidas após a obtenção da residência legal, e apenas residentes na Itália há menos de 4 anos poderão realizar a solicitação.

O procedimento na Itália deverá ser feito todo pela “motorizzazione”, correspondente ao Detran na Itália, mediante apresentação do documento brasileiro e tradução juramentada, sem necessidade de comparecimento ao Consulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.