11 de jan. de 2018

Acre registra ao menos 20 mortes violentas nos primeiros 10 dias de 2018; média é de duas mortes por dia


Das 20 mortes registradas em todo o estado, 18 ocorreram somente na capital. Crimes passionais, tentativas de assalto e confronto com a polícia foram algumas das ocorrências no período

Luan Cesar - Nos primeiros 10 dias deste ano, o Acre teve ao menos 20 mortes violentas, o que representa uma média de duas mortes por dia em todo o estado.

Um levantamento feito pelo G1 aponta que, desse total, 16 assassinatos ocorrem na capital do estado, Rio Branco – onde aconteceram quase dois assassinatos de forma violenta por dia nesse tempo.

Crimes passionais, homicídios, tentativa de assalto, latrocínio e confrontos com a Polícia Militar foram algumas das diversas ocorrências registradas durante esse período.

Em Rio Branco, as mortes foram registradas em diversos bairros da capital. O levantamento mostra ainda que os registros das ocorrências iniciaram já no primeiro dia de 2018.

Mortes
Josué Souza de Araújo foi morto a tiros no primeiro dia do ano na Rodovia Transacreana. Logo depois, no dia 2, o Instituto Médico Legal (IML) conseguiu resgatar o corpo de Izomar Vieira de Andrade, morto a facadas no Ramal Uga, região do bairro Belo Jardim. O preso do semiaberto Alan Lima Leite, de 25 anos, estava na frente de casa quando foi morto também quarta-feira (3). O crime ocorreu no Ramal Bom Jesus. Leite cumpria pena por assalto, furto e por ser usuário de drogas.

Já o vendedor de salgados Francisco da Silva Soares, de 47 anos, estava trabalhando quando foi abordado por um criminoso e morto logo em seguida. O suspeito anunciou o assalto e, segundo a Polícia Militar do Acre (PM-AC), atirou na cabeça de Soares após ele ter feito um movimento involuntário durante a abordagem. O crime também foi registrado na última quarta (3).

O jovem David Rodrigues da Silva também foi vítima de homicídio. Segundo a PM-AC, ele andava de bicicleta no Conjunto Laélia Alcântara, em Rio Branco, quando foi morto com três disparos feito por um homem de moto. Na última sexta (5), mais duas mortes foram registradas. O autônomo Francisco Cleudeildo Sales tomava tereré com amigos no bairro Jorge Lavocat quando foi assassinado. A família informou que ele era usuário de drogas, mas desconhece a motivação do crime.

Na mesma sexta (5) o salgadeiro Venilson Cruz dos Anjos, 29 anos, voltava da casa de um primo de bicicleta quando foi baleado. Anjos morreu no local do crime, na Rua da Mangueira, bairro Boa União. O ex-presidiário Jamisson da Silva Marques, de 27 anos, conhecido como Ninão, foi morto com tiros em frente a casa onde morava. O crime ocorreu na sexta (5), na Rua Bahia, bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul.

O Conjunto Habitacional Cidade do Povo também foi cenário para uma morte violenta. No sábado (6), o adolescente John Wesley de Oliveira Neri, de 17 anos, foi morto com tiro em frente de casa por uma dupla em uma moto preta. Um presidiário foragido do semiaberto matou uma adolescente no sábado (6) no Seringal Alagoas, município do Jordão, interior do Acre. De acordo com a Polícia Militar, o homem degolou a jovem e depois tentou se matar com um corte na garganta, um no pênis e outro no braço.

Outro adolescente assassinado foi Herlen Morais da Silva, também de 17 anos. A PM-AC informou que Silva e o autor do crime estavam em um bar quando discutiram, na madrugada de domingo (7), e o garoto foi morto a facadas. O jovem Josué de Almeida Pontes, de 20 anos, morreu vítima de arma de fogo também no domingo (7), na Travessa Cerâmica, bairro Alto Alegre. Uma moradora do bairro relatou que ouviu ao menos seis disparos e, em seguida, dois homens saíram correndo da casa.

O fazendeiro Altevir Rodrigues de Oliveira, de 61 anos, foi morto durante uma tentativa de assalto na tarde de segunda-feira (8) no quilômetro 10 da Estrada de Porto Acre. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Sérgio Lopes, quatro homens armados invadiram a casa da vítima, que reagiu e foi atingida por disparos. Na noite do mesmo dia, uma perseguição policial acabou com a morte de dois suspeitos de assaltos.

Segundo a Polícia Militar do Acre PM-(AC), Alisson Pereira, de 23 anos, e Mateus de Souza Gomes, de 19, trocaram tiros com a polícia após alguns assaltos no bairro Tangará, em Rio Branco. Na terça-feira (9) o pintor Auricio da Silva Brito, de 30 anos, morreu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) após ser baleado na tarde de segunda (8). O crime ocorreu no bairro Montanhês, em Rio Branco.

Já na quarta-feira (10), um homem identificado como Geris da Silva Ângelo, de 29 anos, foi encontrado morto na Rua Baguari, bairro Taquari, em Rio Branco. Populares acionaram a polícia após encontrar o homem morto. No mesmo dia, um jovem identificado como Odair de Souza da Silva, de 18 anos, foi morto na Rua Boa União, bairro Boa União, em Rio Branco. A Polícia Militar do Acre (PM-AC) informou que Silva foi morto por duas pessoas que estavam em uma motocicleta.

Karlisson Silva Braga, 19 anos, foi morto com três tiros na Rua Tchesco, bairro Santa Inês. O crime ocorreu na madrugada de quarta (10) e é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A PM-AC informou no boletim de ocorrência que a vítima foi morta com três tiros, sendo dois nas costas e outro na mão esquerda. Além disso, a polícia diz que foram encontradas cápsulas de uma pistola 9 milímetros no local do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.