11 de out. de 2017

TRIBUTO AO PASSADO- TARAUACÁ: JOSÉ GALERA DOS SANTOS, O CARRAPICHO

 Revista de 1956 foi publicado pela mesma revista Ano II setembro/outubro de 1957 Nº 6 - Parte I

Muito se ouve nos meios em que o assunto é cultura municipal sobre o Carrapicho, apelido do Sr. José Galera dos Santos que por muitos anos era o guarda campo da pista de pouso no município de Tarauacá onde hoje localiza-se a rua Tancredo Neves  e ainda hoje empresta seu nome para o aeroporto de Tarauacá.

Toda e qualquer informação é bem vinda e ajuda a montar o quebra cabeça dessa personalidade que tanto marcou a história dos tarauacaenses, principalmente os mais antigos.

Revista de 1956 foi publicado pela mesma revista Ano II setembro/outubro de 1957 Nº 6 - Parte II

Recebi do Major Dimitre da FAB (Força Aérea Brasileira), oficial que participou de milhares de missões e entre tantas aeronaves que voou como, por exemplo, o C-47 destaca-se o famoso Catalina, avião que ajudou a salvar tantas vidas nos mais distantes rincões da Amazônia, reportagens da ‘ESSEPEVE’ revista editada antigamente pela Força Aérea que são uma verdadeira relíquia sobre um dos nossos personagens antigos mais ilustres aqui da terra do abacaxi gigante, o lendário Carrapicho. São reportagens que nos dá uma ideia do tamanho da sua importância naquela época, época em que tudo era muito difícil, mas sem dúvida mais doce de se viver e que podemos reviver um pouco agora. Época em que a pujante sociedade tarauacaense ainda contava com peças teatrais, sarais, serenatas etc. porque nem TV havia aqui.
Antes algumas informações acerca da fonte:

‘ESSEPEVE’ vem de SPV (Serviço de Proteção ao Voo) editada no Rio de Janeiro pela DR (Diretoria de Rotas Aéreas), hoje é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Essa revista deixou de ser editada.

Carrapicho tinha um livro em que as tripulações deixavam o seus agradecimentos e também marcavam suas “promoções”. Já galgado a patente de Capitão no dia em que se deu seu contato com o Major Dimitre, o mesmo resolveu promovê-lo a Tenente Coronel. 

Major Dimitre deu-lhe uma camisa da FAB onde escreveu ‘TC CARRAPICHO’, (Tenente Coronel Carapicho), o que o fez sair exultante e dizendo:

“Estão vendo? Os homens querem assim!”.

Revista de 1961 foi publicada pela Revista ESSEPEVE ano VI Abril/Maio/Junho 1961 Ns 47/49

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.