19 de abr. de 2017

Mais Médicos: Ministério da Saúde anuncia no Acre garantia de vagas para brasileiros formado no exterior


Ministério atenderá solicitação do senador Gladson Cameli e dos deputados federais Jéssica Sales e Alan Rick


Agenda do Secretário do MS no Acre incluiu pautas de interesses coletivos (Foto: Assessoria)


ASCOM GC - Através de uma solicitação do senador Gladson Cameli (PP-AC) e dos deputados federais Jéssica Sales (PMDB) e Allan Rick (PRB), o secretário do Ministério da Saúde, Rogério Abdala, se comprometeu nesta segunda-feira (18) em revisar um dos critérios do edital para adesão de médicos ao programa Mais Médicos do Brasil, e oferecer para brasileiros formados no exterior vagas no programa federal inicialmente previstas para profissionais cubanos.


Rogério Abdala, secretário do Ministério da Saúde
/Foto: Assessoria
O compromisso foi reforçado com os prefeitos acreanos, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac), no final da tarde desta terça-feira.

Abdala que é secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde – SGTES, veio ao Acre, acompanhado de Gilberto Rogueira Alves Laranjeiras, a convite do senador Gladson Cameli (PP-AC). Na agenda, o secretário visitou a reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC), o Núcleo do TeleSaúde e a Unidade Básica de Saúde Maria Barroso, no bairro Airton Sena, na Baixada da Sobral, onde funciona o programa Mais Médicos em Rio Branco.

A última agenda cumprida por Abdala e a equipe de assessores do Ministério da Saúde foi no auditório da Associação dos Prefeitos do Acre (AMAC) com prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades e instituições ligadas à saúde. Participaram do encontro, o deputado federal Alan Rick (PRB-AC), os deputados estaduais Jenilson Leite (PcdoB), Nelson Sales (PV) e Nicolau Junior (PP) e o secretário de estado de saúde, Gemil Junior. A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) entrou em contato com Abdalla e Cameli e também reforçou o pedido em prol de vagas para os brasileiros no Programa Mais Médicos.

O encontro com o representantes do Ministério
da Saúde reuniu autoridades do Acre
Para o deputado estadual Jenilson, os médicos acreanos estão cheios de esperança com a decisão tomada pelo Ministério da Saúde. O deputado Nicolau Junior disse que a agenda de Abdala no Acre é um novo marco na saúde do estado e na oportunidade dada para estudantes brasileiros formados no exterior. O deputado Nelson Sales agradeceu ao senador Gladson Cameli pelo que chamou de agenda positiva.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre disse que agora saiu-se da fase do discurso com relação aos acreanos que estudam na Bolívia. Alexandre agradeceu a bancada federal pelo encontro, em nome do Senador Gladson Cameli.

O senador Gladson Cameli destacou o modelo de visita feita pelo secretário Rogério Abdala, que pela primeira vez que veio ao Acre não se reuniu à portas fechadas apenas com representantes políticos. “Estamos estreitando o diálogo e a relação entre o Ministério da Saúde e a sociedade do Acre. A vinda do secretário tem tudo para resolver um dos gargalos do Mais Médico para estudantes brasileiros, mas vai além disso: ele sai daqui com demandas de todos os prefeitos e com a garantia de serem resolvidas em Brasília”, afirmou o senador.


Secretários de saúde de maioria dos municípios, estudantes, professores e lideranças políticas marcaram presença

Abdala respondeu ao secretário Gemil Junior – que falou de uma saúde mais ou menos – dizendo que a saúde no Brasil precisa avançar 100%. “Se tiver problemas, gritem ao ministério, busquem seus deputados e senadores que nós vamos resolver”, declarou o secretário.

Ainda de acordo Abdala, não pode voltar dinheiro da saúde para o Ministério. “Com saúde não se brinca”, frisou. As demandas dos prefeitos e municípios foram repassadas ao gabinete do senador Gladson Cameli, que deverá encaminhá-las junto ao Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.