27 de mar. de 2017

Egito e Chile retomam importações de carne brasileira


 - Egito e Chile decidiram neste sábado retomar as importações de carne brasileira depois de terem tomado medidas de suspensão após escândalo deflagrado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Em 2016, as importações de carne brasileira pelo Egito somaram 690 milhões de dólares, segundo informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). As do Chile, por sua vez, responderam por 441 milhões de dólares.

Em comunicado, o ministério de Agricultura egípcio informou que reabriu o mercado para importações autorizadas de empresas brasileiras, acrescentando que as remessas estariam sujeitas aos controles tanto no Brasil quanto no desembarque no Egito.

O governo chileno também anunciou neste sábado a derrubada das suspensões, segundo fontes diplomáticas, após uma equipe sanitária do país ter visitado o Brasil nesta semana e ter recebido explicações do ministério de Agricultura.

No caso chileno, ainda continuarão suspensas as importações advindas das 21 fábricas sob investigação na Carne Fraca, que já tiveram suas licenças de exportação suspensas pelo governo brasileiro.

Neste sábado, a China também anunciou a reabertura do mercado para a carne brasileira após intensa mobilização do governo para a retomada dos desembaraços aduaneiros.

O governo coordena esforços para impedir o embargo e reverter suspensões à carne brasileira após a operação da PF ter revelado que frigoríficos pagavam propina a fiscais do ministério da Agricultura para obterem a liberação de produtos.

A intenção é circunscrever as restrições às plantas que estão sob suspeita. Entre elas, estão unidades de gigantes do setor, como JBS e BRF.

(Por Dominic Evans e Anthony Boadle; Edição de Marcela Ayres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.