22 de fev. de 2017

BC reduz juro básico a 12,25% e diz que ritmo de corte dependerá da atividade


Marcela Ayres - O Banco Central reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual pela segunda vez seguida, a 12,25 por cento, menor nível em dois anos, diante da fraca atividade econômica e sinais favoráveis para a inflação.

"Uma possível intensificação do ritmo de flexibilização monetária dependerá da estimativa da extensão do ciclo mas, também, da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco e das projeções e expectativas de inflação", afirmou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em comunicado.

Indicando espaço para mais cortes, o BC também diminuiu a projeção de inflação a cerca de 4,2 por cento em 2017 no cenário de mercado, ante 4,4 por cento na estimativa feita em janeiro. Para 2018, o BC segue vendo a alta do IPCA a 4,5 por cento. Os cálculos, ressaltou o BC, embutem hipótese de que a Selic alcance 9,5 e 9 por cento ao final de 2017 e 2018, respectivamente.

A decisão era amplamente esperada pelo mercado. Em pesquisa Reuters, 53 de 54 analistas consultados previram redução de 0,75 ponto percentual para a Selic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.