12 de abr. de 2016

BANCOS BRASILEIROS PODEM ESTAR SUBESTIMANDO INADIMPLÊNCIA, DIZ MOODY'S


Aluísio Alves - O crescente volume de reestruturação de empréstimos dos bancos brasileiros pode estar subestimando a inadimplência, enquanto a cobertura com provisões pode estar superdimensionada, afirmou a agência de classificação de risco Moody's nesta segunda-feira.

Segundo a agência, o volume de reestruturação de crédito no país subiu 37 por cento em 2015 sobre um ano antes, impulsionado por calotes e pelo que chamou de pré-inadimplência em diferentes classes de empréstimos, levando os principais bancos a mudarem cada vez mais os termos e condições dos contratos de empréstimo.

Empréstimos reestruturados são buscados por tomadores em dificuldades financeiras e que já têm operações em atraso. A Moody's diz temer que os bancos brasileiros tenham usado a reestruturação para evitar reconhecer o aumento da inadimplência.

"O aumento das reestruturações pode mascarar o crescimento da inadimplência e também aponta para um declínio da cobertura com provisões", afirmou o analista Farooq Khan.

A agência calcula que o aumento das reestruturação de empréstimos provocaria uma alta de 180 pontos-base no índice de calotes acima de 90 dias em dezembro e um declínio de 60 pontos-base na cobertura com provisões. Segundo o Banco Central, o índice era de 5,3 por cento no fim do ano passado.

De acordo com a Moody's, embora cinco dos maiores bancos do país tenham provisionado o equivalente a 51 por cento de seus empréstimos renegociados, eles não divulgam seus níveis de renegociação de empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.