17 de jul. de 2015

COMO AS SERPENTES SUPORTAM TANTO TEMPO SEM ALIMENTO?


Blog do NUROF- As serpentes são animais que, em geral, se alimentam com uma frequência baixa. Em ambientes onde pode existir pouca disponibilidade de alimentos, como desertos, savanas africanas e mesmo a Caatinga do Brasil, não é incomum que elas enfrentem longos períodos sem se alimentar. Exemplos de espécies de serpentes que passam até 6 meses sem alimento não são raros e algumas delas podem ocasionalmente sobreviver até dois anos sem uma única refeição! Como podem suportar tanto tempo sem comer?

Fonte:http://tolweb.org/Lepidosauromorpha/14917
Todos os animais tem mecanismos para resistir a algum período de privação de alimento, mas as serpentes conseguiram levar a resistência a fome a um outro patamar. Grande parte das serpentes apresenta, naturalmente, uma das taxas metabólicas mais baixas entre os vertebrados, o que já explicaria a capacidade de armazenar energia e se manter ativa mesmo consumindo pouquíssimo alimento durante um longo período (um único rato pode alimentar uma cobra de 1,5 m por semanas).

Mas não é só isso! Muitas serpentes são capazes de sobreviver vários meses sem alimento, pois, quando a comida acaba, elas tem capacidade de diminuir ainda mais seu metabolismo. 

Algumas espécies de cascavel do deserto americano reduzem seu metabolismo (que já é baixo) em até 80 por cento! E não para por aí! As serpentes possuem estruturas especializadas em reservar gordura. Esta energia acumulada na forma de lipídios é utilizada durante os períodos de privação de alimentos. Mesmo após digerir toda a reserva de gordura estes animais podem começar a utilizar de suas proteínas como fonte de energia.

O mais incrível é que mesmo sem se alimentar por um longo período as serpentes continuam crescendo! Os cientistas procuram uma explicação para este fenômeno, acredita-se que isso possa ter relação com alguma pressão evolucionária que favoreça as serpentes mais longas.

Por diminuírem dramaticamente um metabolismo que já é baixo por natureza, por se “alimentarem” delas próprias de dentro para fora e por ainda assim continuarem crescendo, as serpentes definitivamente podem ser consideradas o extremo da tolerância a fome no reino animal!

Por: Paulo Cesar Mattos Dourado de Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.