27 de jul. de 2015

ATLETAS CUBANOS DESERTAM DURANTE JOGOS PAN-AMERICANOS

Atletas cubanas durante os jogos: deserções podem ter sido causadas por temor de que fique mais difícil obter residência nos EUA

Da EFE - Toronto (Canadá) - Cerca de 30 atletas cubanos teriam desertado durante a realização dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, que serão encerrados neste domingo, segundo fontes consultadas pela Agência Efe.

As últimas deserções envolveriam atletas do time masculino de hóquei sobre a grama. Ontem, a seleção do país perdeu para Trinidad e Tobago por 13 a 0, na disputa pelo sétimo lugar, com apenas oito dos 11 jogadores do elenco.

Os primeiros registros aconteceram na seleção da canoagem, logo nos primeiros dias de competição. Liosmel Ramos, Wilber Turro, Manuel Suárez e Orlando Sotolongo abandonaram as instalações da modalidadde, se aproveitando da proximidade do local com a fronteira com os Estados Unidos.

Hoje, o vice-presidente da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa), Ivar Sisniega, afirmou à Efe que se reuniu com a delegação cubana em Toronto, para discutir o assunto, mas que a entidade pouco pode fazer.

"Como organização, não é algo que nos agrade, mas é um tema individual. Não há muito o que possamos fazer. Nos solidarizamos com Cuba, mas esta é uma decisão individual", disse o dirigente, que não confirmou o número de desertores.

O executivo-chefe do Comitê Organizador Local, Saäd Rafi, também não quantificou os atletas que deixaram o país, em entrevista coletiva concedida neste domingo. Fontes ouvidas pela Efe, no entanto, apontam que há, pelo menos, 28 desertores, mas que provavelmente o número supera os 30 desportistas.

Meios de imprensa que fazem oposição ao regime cubano, aponta para deserções também entre atletas dos saltos ornamentais, da equipe feminina de hóquei sobre a grama e remadoras. Todos estariam nos Estados Unidos.

Segundo as fontes consultadas pela Efe, o alto número de deserções pode ser consequência do temor de que, com o restabelecimento das relações entre Havana e Washington, mudem as leis nos Estados Unidos, aumentando a dificuldade para obtenção de residência.

Além dos abandonos em solo canadense, pouco antes do início do Pan, dois jogadores da seleção de beisebol abandonaram os companheiros, durante uma viagem para amistosos de preparação nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.