2 de abr. de 2015

AUTISMO: NO AC, 25 NOVOS CASOS FORAM CATALOGADOS EM 2014; AMPAC REALIZA CAMPANHA


Familiares realizam passeata de conscientização sobre autismo.


Kellyton Lindoso Nesta quinta-feira (2), comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para promover a conscientização acerca desta deficiência intelectual.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal, e comportamento restrito e repetitivo.

Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Os sinais, geralmente, se desenvolvem gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

No Acre, nesta quarta-feira (1), famílias realizaram uma passeata de conscientização sobre autismo

A Associação dos Amigos e Pais dos Autista do Acre (Ampac) estima que haja, no estado, 741 casos confirmados. Em 2014, o órgão afirma que 25 novos casos foram catalogados.

Seu principal trabalho é levar informações à sociedade civil através de cursos, palestras e seminários acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando à inclusão social dos autistas, e principalmente, escolar.

Como acontece todo ano, em 2015 Ampac realiza mais uma campanha: com o tema “Acenda uma Luz para o Autismo #LuzAzul”, a campanha deste ano fortalece a cor do movimento, incentivando as pessoas a vestirem azul no dia 2 de abril, e solicitando que os comércios, domicílios, escolas e edifícios públicos sejam iluminados com luzes azuis neste dia.

Sobre a Ampac

A Associação de Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Ampac) é uma associação sem fins lucrativos, que levanta a bandeira de luta pela causa dos autistas no estado do Acre, buscando direitos que há anos vem sendo segregados, bem como seu bem estar, promovendo o conhecimento e a inserção social, e derrubando os barreiras do preconceito e discriminação.

“O Brasil precisa conhecer o autismo” é o lema da instituição.

Passeata

No Acre, nesta quarta-feira (1), famílias realizaram uma passeata de conscientização sobre autismo. O grupo saiu da Praça da Revolução e caminhou até a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Vestidos com camisesta azuis e portando cartazes e apitos, familiares de portadores de autismo seguiram pelas principais ruas do centro da capital até chega na Aleac, onde foi apresentado Projeto de Lei que visa reconhecer os direitos do portador de autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.