10 de dez. de 2014

EX-AUTORIDADE DE PLANEJAMENTO DA CHINA PEGA PRISÃO PERPÉTUA POR CORRUPÇÃO


Um ex-vice-chefe da principal agência de planejamento da China foi condenado à prisão perpétua, nesta quarta-feira, por um escândalo de propinas que expôs a corrupção nos altos níveis do governo e envolveu várias empresas, incluindo a Toyota Motor Corp.

A sentença, anunciada por um tribunal perto de Pequim, selou o destino de Liu Tienan, que foi demitido do cargo de vice-chefe da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma no ano passado, uma posição com status de ministro.

Liu foi a primeira autoridade com nível ministerial a encarar uma investigação depois que Xi Jinping se tornou o líder do Partido Comunista no final de 2012 e lançou a mais agressiva campanha anticorrupção na China em décadas.

Xi prometeu caçar tanto os "tigres" do alto escalão como as "moscas" em sua luta contra um problema difundido que, segundo ele, pode ameaçar inclusive o regime do Partido Comunista.

Analistas têm se dividido sobre a motivação da campanha de Xi. Alguns avaliam que serve como instrumento para a remoção de oponentes do líder chinês, enquanto outros dizem que é necessário afastar autoridades que fiquem no caminho da implementação das reformas econômicas.

Em um julgamento sem ligação realizado também nesta quarta na cidade de Guangzhou, no sul, Zhang Xinhua, ex-gerente-geral da estatal Corporação Industrial e Agrícola de Baiyun, foi condenado à morte por envolvimento em casos de suborno e apropriação indébita no valor de 65 milhões de dólares, disse a agência estatal de notícias Xinhua.

"REMORSO DOLOROSO"

O julgamento de Liu possibilitou um vislumbre da quantidade de poder nas mãos de altos dirigentes, especialmente da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma. A agência estabelece políticas para indústrias estratégicas, aprova grandes investimentos, fusões e aquisições, e tem autoridade para influenciar os preços de tudo, de bebidas a gasolina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.