1 de nov. de 2014

ACRE TERMINA OUTUBRO ROSA SEM FILME PARA REVELAÇÃO DE EXAMES



Jairo Carioca –  Foi grande a correria ontem (31) no Centro de Oncologia do Acre – CECON, para a gestão conseguir filmes de revelação dos exames. Dezenas de mulheres que procuraram pelo atendimento voltaram sem fazer o preventivo no último dia do mês em que o movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado no mundo todo.

Mas o que a direção tentou esconder, os próprios funcionários do CECON fizeram questão de falar. Quando nossa reportagem procurou o senhor Mario Penteado e questionou na tarde de ontem o assunto da entrevista, uma das servidoras que pediu para não ter seu nome revelado disse:

- Eles conseguiram uns filmes para hoje à tarde! – exclamou.

Ainda de acordo os servidores, Mário estava fora do prédio tentando resolver a falta de estoque.O gerente administrativo falou com a reportagem no início da noite e negou a falta do material para proporcionar diagnósticos rápidos. Segundo Mario, o que ocorreu foi um atraso na entrega do por parte do almoxarifado central da Secretaria de Saúde do Estado do Acre.

“Não tem demanda reprimida, atendemos em média 50 mulheres por dia e sem filas”, assegurou.

Com relação às mulheres que voltaram sem fazer exames, Mário explicou que toda sexta-feira o número de atendimentos é reduzido por que as equipes se dedicam na marcação de cirurgias. Sem entrar no mérito da correria para conseguir alguns filmes de exames na tarde de ontem, ele elogiou o compromisso do governo do estado com a saúde da mulher.

NOVOS CASOS DE CÂNCER – A assessoria de comunicação da Sesacre confirmou que oito novos casos de câncer de mama foram registrados somente neste ano. Os dados são da Divisão de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde. Em 2013, 29 mulheres morreram devido à doença – um aumento de 61,1% em relação a 2011, quando foram registrados 18 óbitos.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo mundo e o mais comum entre as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, 22% dos novos casos de câncer são desse tipo. Apesar de ser mais frequente em mulheres acima dos 40 anos, o câncer mamário também pode atingir mulheres até 35 anos, inclusive homens.

O EXAME – é uma das principais formas de diagnóstico precoce do câncer. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) alterou a idade mínima recomendada para iniciar os exames periódicos de mamografia, de 50 para 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.