16 de out. de 2014

BRASIL DESCONHECE RISCO DO EBOLA NA FRONTEIRA COM PERU E BOLÍVIA



Na tentativa de tranquilizar a população brasileira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, se equivocou na semana passada ao descartar o Acre como uma possível porta de entrada do vírus ebola no país. O ministro declarou na sexta-feira (11), em Brasília, que os imigrantes africanos, principalmente os senegaleses, demoram de 45 a 60 dias, após a partida, até chegarem ao Estado.

- É um período muito superior ao de incubação da doença, que é 21 dias - disse Chioro.

Os imigrantes senegaleses na verdade demoram no máximo 15 dias para percorrerem a rota de Dakar, capital e a maior cidade do Senegal, até Rio Branco, capital do Acre.

- O serviço de imigração da Polícia Federal já nos relatou caso de senegalês que demorou apenas seis dias de Dakar a Rio Branco - disse o servidor público Antonio Carlos Ferreira Crispim, da secretaria estadual de Desenvolvimento Social do governo do Acre, que administra o abrigo de imigrantes em Rio Branco.

Leia mais:

No Acre, Fiocruz detecta casos suspeitos de elefantíase em abrigo de imigrantes

A rota percorrida pelos senegaleses inicia de avião, em Dakar, num vôo de quatro horas de duração, com escala em Madrid, na Espanha. De lá, prosseguem em voo de 13 horas para Quito, capital do Equador. Viajam mais 45 minutos até Guayaquil, e passam então a seguir a mesma rota dos haitianos por estradas em território peruano até o Acre, na tríplice fronteira do Brasil-Peru-Bolívia.

A realidade contradiz o ministro da Saúde, para quem ninguém, com ebola, aguentaria atravessar o circuito até a entrada pelo Acre e chegar sadio em nossa fronteira. Segundo Chioro, quanto o vírus passa a ser transmitido, geralmente 21 dias depois da contaminação, o doente apresenta sinais graves da doença, que pode ser detectada facilmente.

- O ministro da Saúde certamente se pautou por informações de relatórios que recebeu. Os relatórios que recebi da Vigilância Epidemiológica mencionam que os africanos demoram de 45 a 60 dias para percorrerem a rota até o Acre. Vou averiguar os dados junto à minha equipe - prometeu a secretária estadual de Saúde do Acre, Suely Melo, ao ser questionada pela reportagem.

A febre hemorrágica causada pelo vírus ebola é uma enfermidade transmissível pelas secreções, fezes, vomito, suor, saliva e sêmen. Profissionais que trabalham na tríplice fronteira do Brasil com o Peru e com a Bolívia já manifestaram preocupação com a crescente entrada de senegaleses no Brasil depois que o Senegal registrou um caso de febre hemorrágica pelo ebola em um paciente procedente da Guiné.

Não existe triagem ou avaliação sanitária de imigrantes na fronteira. Desde o começo do ano, 1,2 mil senegaleses cruzaram a fronteira brasileira pelo Acre, de acordo com dados da Polícia Federal. Nos últimos 15 dias entraram imigrantes de Serra Leoa, um dos países atingidos pelo surto da doença, além de imigrantes da Nigéria, outro país onde há incidência do vírus.

Neste ano tem sido registrado um considerável crescimento no número de imigrantes senegaleses na rota que inclui a tríplice fronteira. os senagaleses formam o segundo maior grupo de estrangeiros presentes no Acre. Nesta segunda-feira, 350 imigrantes, dos quais 120 são senegaleses, aguardam ônibus fretados pelo governo estadual que os levarão até São Paulo.

Agroindústria da carne

A entrada livre de haitianos é uma situação excepcional da política brasileira, de maneira que muitos dos senegaleses que tentam entrar no país pela fronteira chegam a ser barrados pela Polícia Federal por não possuírem visto. Eles acabam entrando por vias alternativas, conduzidos ou orientados por coiotes, que exacerbam os valores cobrados para assegurar a sua entrada.

Na fronteira, alguns senegaleses chegam a dizer que perderam os documentos durante a viagem e entram no país como se fossem hatianos. Embora ainda não sejam amparados pela política voltada para os haitianos, os imigrantes senegaleses solicitam refúgio ao chegarem em solo brasileiro.

Os documentos deles demoram mais tempo para serem emitidos, as empresas contratantes priorizam os haitianos e eles contam com menos atenção do governo federal para as suas demandas.

O encontro e a convivência entre imigrantes de diversas nacionalidades nem sempre é cordial e solidária no acampamento instalado no Acre. Haitianos e senegaleses disputam atenção, território e comida, o que gera brigas ocasionais entre os grupos.

Com diferenças econômicas, culturais e religiosas bem demarcadas, o contato entre esses grupos tem exigido atenção especial da administração do acampamento, que inclusive tem requisitado reforço policial para o interior do local.

Esses desentendimentos e conflitos no interior do abrigo tendem a aumentar nos momentos de superlotação, quando o temor da falta de água, comida, espaço e a própria concorrência pelas vagas de trabalho afligem os imigrantes e os colocam em disputa entre si.

A professora de sociologia Letícia Mamed, da Universidade Federal do Acre Letícia Mamed, realiza pesquisa sobre trabalho, precarização, migração e recrutamento de caribenhos e africanos na Amazônia pela agroindústria da carne. Ela assinala, que os senegaleses seguem “as mesmas tendências estruturais que norteiam o recrutamento de haitianos”.

A pesquisadora distinguiu como movimento significativo o recrutamento dos senegaleses também pela agroindústria da carne, mas em um segmento muito específico, que é o de frigoríficos com abate diferenciado, conhecido como “halal”.

- A produção se destina à exportação para o Oriente Médio, com o necessário cumprimento de rituais islâmicos no processo de abate. A contratação de senegaleses nesse processo de trabalho considera a sua condição religiosa de muçulmanos, pois nesses frigoríficos todos os procedimentos com o abate de animais devem ser realizados por muçulmanos praticantes - afirma Letícia Mamed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.