15 de set. de 2014

COREIA DO NORTE CONDENA AMERICANO A SEIS ANOS DE TRABALHO FORÇADOS


Matthew Miller foi condenado por 'atos hostis' contra Pyongyang.
EUA haviam pedido que Coreia do Norte libertasse 3 americanos.

Da AFP
O americano Matthew Miller diante da Suprema Corte norte-coreana em Pyongyang (Foto: AP)

O americano Matthew Miller foi condenado neste domingo (14) por um tribunal norte-coreano a seis anos de trabalhos forçados por atos hostis contra Pyongyang, informou a agência nacional KCNA.

"Cometeu atos hostis ao entrar" na Coreia do Norte "fazendo-se passar por turista em abril passado", segundo a agência, que não fornece mais detalhes sobre a condenação emitida pelo Tribunal Supremo.

Miller, um dos três americanos detidos no país comunista, foi preso em abril depois de ter sido acusado de destruir seu visto e pedir asilo a Pyongyang.

No dia 8 de setembro, várias horas após o anúncio do julgamento de Miller, os Estados Unidos convocaram a Coreia do Norte a libertar seus três cidadãos.

Os outros dois são Jeffrey Fowle e Kenneth Bae.

A Coreia do Norte indicou em junho que Miller e Fowle seriam julgados por ações não especificadas relacionadas a "atos hostis contra o país".

Bae foi, por sua vez, detido em novembro de 2012. Acusado de ser um militante cristão evangelista que buscava derrubar o governo norte-coreano, foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados.

No dia 2 de setembro, os três detidos lançaram um apelo a Washington para que enviasse um emissário a Pyongyang para negociar sua libertação.

Enquanto eram vigiados por representantes do governo, os três falaram de suas condições de detenção em uma entrevista à rede CNN em um hotel da capital, algo incomum na Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.