29 de ago. de 2014

DICA TARAUACÁ NOTÍCIAS - CINCO TÉCNICAS DE CONTROLE DE PRAGAS PARA HORTAS ORGÂNICAS

Remova ervas daninhas, prepare seu próprio pesticida e faça armadilhas para as pragas indesejáveis


ecycle - As pessoas que possuem um jardim orgânico costumam pensar na própria saúde e no meio ambiente na hora de montá-lo. Porém, é preciso dar continuidade a esse pensamento na hora de combater as pragas -  há uma série de técnicas que podem ajudar sem causar danos ambientais.

Confira algumas delas:

• Limpeza

A limpeza e a manutenção do jardim feitas regularmente é a melhor maneira para preservar as plantas e obter o melhor crescimento das mesmas. Verifique se o local está livre de plantas infectadas e, caso não esteja, descarte-as. Isso ajuda na prevenção e combate das pragas prejudiciais.

Remova as ervas daninhas, pois esse é o lugar ideal para o crescimento de parasitas. Procure regar as plantas de manhã cedo para que o excesso de água seque durante o dia. Tente molhar o solo e não as folhas, já que assim elas ficam mais propensas a danos causados por fungos.

• Sombrite

A tela de sombreamento ou o “sombrite” é o método mais comum e muito eficaz para o controle de pragas. Elas são feitas de material leve, permeável, de polipropileno ou de poliéster. Podem ser apoiadas por aros de arames fincados no solo para obter uma cobertura de proteção firme ou simplesmente são deixadas soltas em cima das plantas.

• Pesticida natural

Alho, cebola, manjericão, alecrim e lavanda são consideradas formas naturais para a produção de alguns odores repulsivos. Sendo assim, você pode usar essas técnicas naturais para o controle de parasitas enquanto a infestação no seu jardim não se espalhou para uma grande extensão.

• Armadilhas adesivas

São feitas com um material rígido, revestidas com cores específicas e possuem uma substância pegajosa para a captura. Obtêm melhor resultado quando usadas de acordo com o grau de infestação e a espécies de praga. A colocação dessas armadilhas deve ser feita após consultar um profissional.

• Inseticidas caseiros

O uso deste inseticida requer cuidado, pois só funciona quando aplicado sobre os parasitas e, às vezes, pode ocorrer de queimar as folhas das plantas. Por isso, teste sobre uma pequena plantação antes de aplicar em toda a sua horta. Aí vai a receita:

Misture uma colher de sopa de sabonete e uma xícara de óleo com 500 ml de água em um borrifador. Mescle bem esses ingredientes e borrife diretamente nos insetos. Esteja certo de que as partes inferiores das folhas estejam livres deles, pois é um lugar costumeiro para os mesmos.

Ao usar essas técnicas fáceis para se livrar de pragas, certifique-se de não estar eliminando plantas ou bichinhos que são benéficos para a sua horta orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.