29 de jun. de 2014

APÓS MEDO DE ESTUDANTES, BARCOS DE TRANSPORTE ESCOLAR SÃO ABANDONADOS


Veículos avaliados em R$ 200 mil estão parados há 1 ano e meio.
Parados em um clube, estrutura de embarcações já está comprometida.


Barcos para transporte de estudantes são abandonados em Alfenas (Foto: Reprodução EPTV)

Do G1  - Lanchas para o transporte de estudantes na zona rural de Alfenas (MG), que custaram R$ 200 mil, estão abandonadas no tempo. Elas foram enviadas ao município pelo governo federal e estão paradas há 1 ano e meio. Um dos motivos para o abondono das embarcações, usadas por apenas duas semanas, foi o medo dos pais dos estudantes, que acharam o transporte inseguro.

"Um barquinho daquele, como ficava no dia que caísse uma chuva, que tivesse ventando muito, que jeito que iam ficar os pais do outro lado", questionou o aposentado Jaime de Oliveira.
As próprias crianças que andaram nos barcos dizem que ficaram com medo. "Balança muito e de manhã quando a gente vai é muito frio", disse a estudante Laiz dos Santos.

Sem proteção, os barcos construídos pela Marinha Brasileira viraram casa de marimbondos. A estrutura já apresenta problemas. As janelas estão rasgadas, parte da pintura do casco está danificada e as luzes de sinalização estão quebradas, além da sujeira. Dois motores também desapareceram. A situação de abandono levou um vereador a pedir na Câmara Municipal um destino para as embarcações que estão se deteriorando no pátio de um clube de Alfenas.

Os barcos chegaram a Alfenas em 2012 através do programa "Caminho da Escola', do governo federal. O objetivo era atender os alunos que moram nas áreas ribeirinhas. Sem utilizarem os barcos, os estudantes dependem de um ônibus que atravessa o Lago de Furnas em uma balsa. Depois de atravessar o lago, o veículo ainda anda cerca de 12 quilômetros de estrada de terra até o Centro da cidade. Pela água, o percurso seria de 1 quilômetro e meio.

A chefia de gabinete da Secretaria de Educação de Alfenas disse que quando o atual governo assumiu a administração, uma das embarcações já estava no clube sem o motor. Já o segundo barco foi levado para lá em março do ano passado, após ter o motor roubado. Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia irá investigar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.