11 de out. de 2013

SEGUNDO SITE DO PLANALTO ACRE TEM PEQUENAS POSSIBILIDADES DE TER PETRÓLEO


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, apresentou, nesta quinta-feira (10), o estudo “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás”. Trata-se de uma publicação que mostra onde estão as zonas de importância relativas ao desenvolvimento econômico do setor de petróleo e gás natural no país, com referências geográficas. Segundo o ministro, o Brasil deverá se tornar,  em muito pouco tempo, um país exportador de petróleo.


“Em 2005, esse trabalho foi requerido pela [então] ministra Dilma, quando ainda estava no MME. Seremos exportadores de petróleo dentro de muito pouco tempo. O zoneamento é um projeto da mais alta relevância para o setor energético brasileiro. Pela primeira vez, governo e iniciativa privada passam a dispor do mapeamento detalhado e seguro das áreas prioritárias para o desenvolvimento da exploração de petróleo e gás. A partir de hoje, ele estará disponível a todos os interessados”, afirmou Lobão.

Desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o estudo terá várias utilidades: servirá de base para estudos geológicos básicos, para o planejamento em rodadas de licitação, e para definir quais são as áreas prioritárias para o desenvolvimento da indústria. Além disso, também vai ajudar no planejamento energético ao aproveitar melhor os recursos do país, e em questões socioambientais que asseguram o desenvolvimento sustentável da exploração de petróleo e gás.

“Esse é um instrumento extremamente importante para o planejamento do governo e também uma grande fonte de pesquisa para as empresas e para a sociedade brasileira como um todo. Esse zoneamento contém uma radiografia de todas as bacias brasileiras com interesse para petróleo e gás, e permitirá ao governo brasileiro produzir um planejamento muito mais eficiente e completo do que vinha sendo até agora”, analisou o secretário de Petróleo e Gás Natural do MME, Marco Antônio Martins Almeida (veja o vídeo abaixo).

Estão listadas no zoneamento todas as 67 bacias sedimentares brasileiras, qualificadas em terrestres (52) e marítimas (15), bem como sua área sedimentar, área efetiva (que apresenta interesse para a exploração e produção) e maturidade exploratória. O estudo ainda abrange perspectivas geológicas e econômicas para estas áreas e será atualizado a cada dois anos pelo MME com os avanços nas atividades exploratórias.

Título original - Seremos exportadores de petróleo dentro de muito pouco tempo, afirma Edison Lobão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.