5 de ago. de 2013

ABASTECER COM ETANOL É VANTAJOSO APENAS EM QUATRO ESTADOS



Preço do combustível derivado da cana oferece vantagem em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás

Maria Regina Silva - Agencia Estado - Os preços do etanol nos postos de combustíveis continuam competitivos em relação à gasolina apenas em São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nos demais 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina está mais competitiva. A Unica, entidade que reúne os produtores de etanol, continua com a campanha sobre as vantagens do 'combustível completão', mas na hora de abastecer a maioria dos consumidores ainda toba a decisão com base na vantagem do produto em relação à gasolina.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

Segundo o levantamento da ANP compilado pelo AE Taxas, serviço de informações da Agência Estado, o preço do etanol em Goiás equivale a 65,27% do da gasolina. Em Mato Grosso, a relação está em 65,80%; no Paraná, em 67,14%; e em São Paulo, em 64,46%.

A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima, onde o etanol custa o equivalente a 91,45% do preço da gasolina.

São Paulo. O preço médio da gasolina em São Paulo está em R$ 2,707 o litro. Na média da ANP, o preço do etanol no Estado ficou em R$ 1,745 o litro.          I

Apesar da perda de vigor de queda nos preços do etanol ao longo do mês de julho, ainda continua valendo a pena abastecer o carro com o combustível derivado da cana-de-açúcar em São Paulo.

Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que a relação entre o preço médio do etanol e o da gasolina atingiu 65,08% no fechamento do mês passado, menor taxa desde novembro de 2010, quando fora de 64,79%.

Na comparação semanal, o número ficou em 64,43% nos últimos sete dias de julho, o mais baixo desde a segunda semana de junho de 2011 (62,96%). O resultado também ficou abaixo do apresentado na terceira semana do mês (65,45%) e de igual semana de 2012 (66,59%).


O economista Rafael Costa Lima, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital paulista, reforçou que a deflação do etanol vem perdendo fôlego no decorrer de julho, num sinal de esgotamento da queda.

Segundo a Fipe, enquanto o preço recuou 8,00% no final de junho, cedeu bem menos no fechamento de julho: -0,37%. Já a gasolina, que havia recuado 1,35% no mês anterior, caiu 0,14% em julho. "Aparentemente não tem mais espaço para cair. Na ponta (pesquisa semanal), o preço do etanol está zerado e o da gasolina já está subindo", contou. Colaborou José Roberto Gomes, da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.