9 de jul. de 2013

ILUSTRADOR VASCAÍNO LEVA CRUZ DE MALTA PARA CAPA DE LIVRO DE STEPHEN KING

EM TEMPO: A cruz de malta está prestes a tomar conta das estantes mundo afora. A capa do próximo best seller do mestre do suspense e da fantasia Stephen King mostra o jovem protagonista da série 'A Torre Negra' numa floresta, onde se escondem criaturas fantasiosas como orcs, jacaré gigante, dragão submerso e um tigre. Aparentemente indefeso, apenas com lanterna na mão, o herói traz no peito a cruz de malta. 'The wind through the keyhole' (O vento através do buraco da fechadura, numa tradução literal) chega às livrarias americanas e inglesas em abril. Não tem previsão de lançamento no Brasil ainda. 

A cruz de malta capa do novo livro de Stephen King

A inserção do Vasco na obra do autor que já vendeu 350 milhões de livros é fruto da paixão do ilustrador e designer carioca Flávio Albino, sócio do estúdio Platinum FMB com outro vascaíno, o fotógrafo Leonardo Vilella. É a segunda capa que Flávio faz para Stephen King (a outra foi premiada). É também a segunda vez que Flávio leva o maior símbolo do Vasco para fora do Brasil. Na anterior, colocou flâmula vascaína em ilustração encomendada pela Adobe, fabricante do Photoshop, programa que é seu instrumento de trabalho. 

- É objetivo permanente: levar o nome e o símbolo do Vasco para o mais longe e alto que eu puder. Sempre com critério, nunca fora do contexto, só em projetos muito bacanas - conta o peladeiro inverterado e sócio-campeão do Vasco. Foi, incluisve, campeão sul-americano de natação sênior, nos 400m livre. 

Como sempre, Albino só colocou a referência ao gigante da Colina na última versão, já após a aprovação final do próprio Stephen King. Além dos dois trabalhos feitos para clientes estrangeiros, já fez referência em anúncio de rede de combustíveis e numa ilustração para a série 'O som de Gilberto Gil', organizada por Felipe Taborda. Inseriu um Chacrinha com o manto vascaíno na ilustração da música 'Aquele abraço', famosa pelo 'Alô, torcida do Flamengo'. 

Numa única ocasião, o cliente notou antes do trabalho ir para a gráfica. Quando ainda não tinha estúdio próprio, iniciante na carreira, fez ilustração para uma escola particular. Num canto, cubos esparramados com letras formavam a palavra Vasco. 

- O cliente notou. Mas antes que eu me explicasse, ele disse que também é vascaíno doente e mandou imprimir daquele jeito. 

O designer não tem ideia de qual será a próxima oportunidade para inserir um símbolo vascaíno. Mas tem um sonho: desenhar uma camisa 3 para o clube. Na época que era nadador master do Vasco, Flávio chegou a desenhar uniformes para a equipe de natação do clube, que teve a confecção custeado pelos próprios atletas amadores. 


- O clube já desenhou tradição de belas camisas 3, como a da Cruz dos Templários e a do 'amor infinito'. Quero participar dessa história! 

GloboEsporte.com/Via NetVasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.