15 de jul. de 2013

CCJ EXAMINA, FINALMENTE, PEC DOS MENSALEIROS


Josias de Souza - Mistério: até quatro dias atrás, a PEC dos Mensaleiros não saía do lugar. De repente, foi incluída na pauta da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O relator Eduardo Braga entregou o parecer que engavetava. E o presidente da CCJ, Vital do Rêgo, agendou a votação para esta quarta (17), último dia antes das férias legislativas. Se for aprovada, a PEC chega ao plenário do Senado nos primeiros dias de agosto.

A coisa começou a andar depois que Jarbas Vasconcelos, autor da proposta de emenda à Constituição que impõe a cassação automática dos mandatos de congressistas condenados no STF, desceu o malho nos colegas. Desancou Renan Calheiros, que o empurrava para a CCJ. Ralhou com Vital, que o encaminhava para Eduardo Braga. E vergastou Eduardo, que se fingia de morto.

Jarbas comentou a súbita mobilidade adquirida por sua proposta: “Esta não foi uma vitória minha, não vejo dessa forma, sinceramente. Minha mobilização em prol da aprovação da PEC 18 sempre visou o fortalecimento do papel do Legislativo, evitando desgaste e constrangimento desnecessários.”

- Moral: no Senado, quem faz cara de to be or not to be não chega a ser.

- Moral dois: No grito, o senador aumenta sua estatura. Em silêncio, pode rebaixar o teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.