7 de jul. de 2013

C-98 CARAVAN DA FAB LEVA ALIMENTOS A ÍNDIOS ISOLADOS EM RORAIMA

PODER AÉREO/Fernando "Nunão" De Martini - A Base Aérea de Boa Vista (BABV) transportou 1,5 toneladas de alimentos para a tribo indígena Ingarikó, localizada na Reserva Indígena Raposa e Serra do Sol, região totalmente isolada na região norte de Roraima. A chegada ao local só é possível por meio de aeronave pequena, pois a pista de pouso não é pavimentada e possui dimensões reduzidas.

Em função do isolamento, os índios mantêm em Boa Vista (RR) um Conselho do Povo Indígena Ingarikó (COPING), responsável por todos os trâmites na região. Pela grande dificuldade de acesso e necessidade de suprimentos, o Tuxaua Josiel, responsável pela comunidade, e Miguel Josue, presidente da COPING, solicitaram a ajuda da BABV no transporte dos produtos alimentícios.



“Esse apoio é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias que vivem numa região precária, afastada de estradas e cidades. Além disso, é a presença do Estado em uma reserva localizada estrategicamente no extremo norte do país”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da BABV, que atendeu prontamente ao pedido do COPING.

O suprimento foi transportado numa aeronave C-98 Caravan da BABV durante todo o dia 4 de julho. Pela quantidade de alimentos, foram necessários três voos.

“Foi emocionante chegar numa região no meio de morros e ver o sorriso e o brilho nos olhos de cada criança ao observar a aeronave pousar e descarregar os alimentos”, comenta o Capitão Aviador Solano Magalhães Carvalho Vila Nova, do 1°/3° GAV, piloto da aeronave.



FONTE / FOTOS: FAB (BABV)

NOTA DO EDITOR: uma sugestão para os políticos que tentam posar agora de “bons moços” devolvendo, simbolicamente, uma fração do dinheiro gasto em seus voos fora dos regulamentos em jatos do Grupo de Transporte Especial da FAB: quando forem solicitar a próxima viagem em jatos da FAB, pensem duas vezes e solicitem a participação numa viagem de ajuda humanitária como esta, num turboélice monomotor C-98 Caravan, onde são necessários três voos para levar toda a carga e, de quebra, ajudem a descarregar a aeronave em pleno clima da Amazônia. Viagens que servem não apenas para ajudar na sobrevivência de tribos isoladas, mas também para abastecer Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, também isolados.

Pode ser uma forma didática de entenderem em que tipos de missões, muitas vezes, pode estar fazendo falta verbas de horas de voo que vocês gastam sem pestanejar, indo para casamentos e jogos de futebol e ainda camuflando tudo isso como “viagens oficiais”. Experimentem fazer uma viagem realmente oficial, num Caravan sem pressurização, e em meio à carga, no mínimo como forma de melhorarem suas imagens perante a opinião pública.

Fica aqui a sugestão, e se não gostarem, por favor não peçam para devolvermos o dinheiro pela ideia, pois a estamos oferecendo de graça.

Vale dizer também que a Raposa Serra do Sol só está se transformando cada vez mais numa “região totalmente isolada na região norte de Roraima” por decisões políticas tomadas no conforto de salas com ar-condicionado e jatinho na porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.