27 de jun. de 2013

PM DETÉM 58 PESSOAS EM PROTESTO EM BH E RELATA GRUPOS "ARMADOS PARA CONFRONTO"

Manifestante é detido pela polícia durante protesto
em Belo Horizonte Ueslei Marcelino/Reuters
Carlos Eduardo Cherem
Do UOL, em Belo Horizonte


Após os violentos confrontos entre a polícia mineira e manifestantes que tentaram invadir o estádio do Mineirão, nesta quarta-feira (26), durante o jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa das Confederações, o tenente-coronel Alberto Luiz disse que a "maior preocupação" da corporação com relação aos protestos na cidade é com grupos de pessoas que estão comparecendo aos atos "armados para confronto".

De acordo com a PM, 58 pessoas foram detidas, antes e durante a manifestação, por atos de vandalismo ou por porte de objetos que, no entender da corporação, podiam ser usados para depredações e ataques a policiais. 

MANIFESTANTES E PM ENTRAM EM CONFRONTO NA REGIÃO DO MINEIRÃO

Um grupo de manifestantes arrancou a barreira colocada pela Polícia Militar no entorno do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, momentos antes da partida entre Brasil e Uruguai pela semifinal das Copa das Confederações, nesta quarta-feira (26). No vídeo divulgado pelo Governo de Minas Gerais é possível ver manifestantes atacando a polícia e a PM lançando bombas de gás.
"Essa situação tem de ser equacionada. Os protestos não estão proibidos, mas há necessidade de organizá-los melhor, com horários e trajetos, para que as outras pessoas não fiquem prejudicadas", disse o tenente-coronel. Uma pessoa morreu após cair de um viaduto durante o protesto e ao menos 18 ficaram feridas.

Com os detidos, a polícia encontrou mochilas com bolas de gude, pedaços de ferro, garrafas, bolas de chumbo, facas, canivetes, caixas de rojão, pedaços de madeiras e pedras. Garrafas de vinagre, camisas, máscaras, capacetes e proteção peitoral também foram apreendidos.

Um dos detidos, Lucas Campos dos Santos, 22, ficou preso. Ele é condenado por uso de drogas e porte ilegal de armas. Havia um mandado de prisão aberto contra ele por não ter comparecido à Justiça durante cumprimento de pena em regime semiaberto.

INCÊNDIOS E VANDALISMO
Os confrontos entre manifestantes e policiais foram violentos. Após a multidão ser dispersada, houve quebradeira no entorno do estádio do Mineirão.

Mais de 50 mil manifestantes foram às ruas de Belo Horizonte durante o jogo do Brasil contra o Uruguai nesta quarta-feira (26). Durante o protesto, que começou de forma pacífica, grupos entraram em confronto com a polícia e pessoas foram flagradas roubando lojas de eletrodomésticos. Concessionárias de carros foram incendiadas.

Vândalos atearam fogo em pelo menos cinco concessionárias da avenida Antonio Carlos --via que dá acesso ao estádio-- além de um posto de combustíveis. Os estabelecimentos incendiados foram a Kia Motors, a Hynday, a Toyota, a Mila e o Pampulha Car Shopping. 

Os bombeiros tinham dificuldades para apagar as chamas devido aos tumultos. Antes de atear fogo na loja de motocicletas, um grupo retirou móveis do local e fez uma fogueira na porta da loja. 

Um utilitário e um automóvel foram arrastados por manifestantes e incendiados em frente à concessionária Kia. Três motocicletas foram tiradas de uma concessionária e também incendiadas. 

Os tapumes que protegiam concessionárias e agências bancárias na região, que foram colocados após as depredações registradas no sábado (22), foram arrancados e serviram para provocar os incêndios.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.