15 de out. de 2012

PROFESSORES AMEAÇADOS - SÉRIE IMPERDÍVEL NO JORNAL DA BAND: NÃO DEIXEM DE ASSISTIR, DEVE TER ALGUMA ALTERNATIVA LÁ.

Violencias nas escolas

Os conflitos entre professores e alunos

BAND - da redação faleconosco@band.com.br
Série fala da rebeldia, da violência e das possíveis soluções

A nova série de reportagens especiais do JORNAL DA BAND, que vai ao ar desta segunda(15) até sexta(19) às 19h20, coloca na tela um visão realista sobre os nossos mestres. Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a série PROFESSOR AMEAÇADO vai entrar fundo nesse tema.

Vai falar da crescente violência protagonizada pelos jovens e revelar o ambiente frágil e vulnerável das escolas brasileiras. Vai mostrar a rebeldia fora de controle que dificulta o trabalho do educador, que se transforma, cada vez mais, em vítima. São estudantes sem limites, que brigam entre si e chegam a entrar armados nas escolas.

Uma pesquisa feita pelo sindicato dos professores em São Paulo mostra que 96% dos entrevistados já sofreram agressão verbal ou viram colegas serem ofendidos. O vandalismo aparece em segundo lugar, com 88,5%, seguido por atos de violência física, com 82%.

Apesar da triste realidade, a série mostra também que há caminhos para reverter esse quadro. Algumas escolas públicas do estado de São Paulo desenvolvem o Sistema de Proteção Escolar, com o objetivo de diminuir os conflitos. Diante de um problema, o professor-mediador conversa com o aluno e oferece orientação aos pais. Em uma escola dentro de uma das maiores favelas da capital paulista, o comportamento dos estudantes melhorou depois que o diretor derrubou as paredes que separavam as turmas e mudou a dinâmica das aulas.

PROFESSOR AMEAÇADO, a nova série especial semanal do JORNAL DA BAND vai ao ar a desta segunda(15) até sexta(19), às 19h20.

2 comentários:

  1. Assisti a reportagem de hoje (19/10) e me encantei. Sou educadora e acredito no ser humano.
    Estou fazendo Pós pela USP sobre Ética, Valores e Cidadania na escola. Gostaria de saber se existe de forma escrita o conteúdo apresentado no jornal e se poderia ser disponibilizado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia!
    Você terá que entrar em contato com a Band para saber se tem como ter na forma escrita esse conteúdo.
    Sucesso no seu intento.
    abç

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.