9 de out. de 2012

FUNCIONAMENTO DO SINIAV SERÁ A PARTIR DE JANEIRO DE 2013


F E N A S E G NOTÍCIAS - VEÍCULOS  - O funcionamento do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), criado por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran),  começará em janeiro do próximo ano.

Esses dispositivos eletrônicos serão instalados em toda a frota rodoviária do País, armazenando os dados dos veículos.  O objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego no território brasileiro, por meio de monitoramento em tempo real. Toda frota estará monitorada até 30 de junho de 2014.  O desenvolvimento da tecnologia que será usada como base do sistema foi financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades e envolve investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões. 

Segundo o coordenador de Microinformática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel, o mecanismo funciona a partir de um sistema de radiofrequência, que prevê a emissão de sinais por antenas espalhadas pelas cidades e rodovias. Estes sinais são captados por um pequeno chip que integra a placa eletrônica a ser instalada no para brisa dos veículos de passeio e em outros locais específicos, no caso de motocicletas e carretas. “É uma espécie de tag eletrônico, que vai permitir o controle do tráfego em tempo real. Ao ser acionado, o chip enviará dados do veículo às antenas que, por sua vez, enviarão as informações para as centrais de processamento, que verificarão a situação do veículo analisado. A tecnologia desenvolvida é bastante complexa e representa uma solução segura e barata, que pode ser reproduzida”, disse à Agência Brasil. [3]

O Siniav também facilitará o serviço de cruzamento de dados relativos aos veículos e às obrigações do proprietário, como o licenciamento anual e o pagamento de impostos e de multas. Com o projeto, espera-se aumentar a segurança no envio de cargas e diminuir filas em pedágios, com a possibilidade de abertura automática de cancelas por meio da leitura do chip.  Henrique Miguel disse que, por se tratar de tecnologia inédita, o Denatran pôde formalizar o registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. 
Nota do Blog: O carro é rastreado o tempo todo? Ou apenas com a comunicação  de roubo, por exemplo? 
Onde será colocado o chip? Porque se for no emplacamento, terá um  local definido, que pode ser descoberto por ladrões de carro e retirado. 

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tem muita coisa sendo inventada, até assusta tanta informação, porém, não se sabe se vai funcionar para nos (seremos multados com mais tecnologia) ou para os bandidos (que irão rolar de rir com isso). Gente não tem jeito, VAMOS TER QUE PAGAR (PRA INSTALAR, AS MULTAS ETC) PRA VER....

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.