18 de jul. de 2012

PAES E LULA SÃO MULTADOS POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

No Globo - O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula foram multados em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada. A representação foi feita pelo PSDB, a pedido do candidato tucano Otavio Leite, após a participação de Lula na inauguração do corredor de ônibus articulados Transoeste, no dia 6 de junho. A via liga Santa Cruz à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Durante o evento, que contou ainda com a presença do governador Sérgio Cabral (PMDB), Lula disse que apoiaria Paes “com mais convicção” do que em 2008 e que “valeu a pena” pedir votos para ele na televisão naquele ano.

” Em 2008, eu cheguei ao aeroporto da base aérea de Santa Cruz, e o governador Sérgio Cabral pediu que eu apoiasse o Eduardo Paes para ser prefeito do Rio. Confesso que, por eu não conhecê-lo, tinha dúvidas. Mas fui convencido por Cabral a apostar nesta figura (Paes). Hoje eu posso dizer para vocês que valeu a pena pedir votos para o Eduardo Paes. Posso lhe dizer, Eduardo, que, em 2012, eu tenho muito mais convicção”, disse o ex-presidente. E, no fim do discurso, Lula ainda puxou Paes pela mão, o abraçou e disse:  “É com muito orgulho que eu posso dizer ao povo do Rio de Janeiro: um dia, tive coragem de ir para a televisão e pedir votos para este moço (Paes)”.

No processo, a defesa do ex-presidente diz que as acusações têm base em reportagens descontextualizadas. Alega também que não há gravações que comprovem que as declarações têm cunho eleitoral. No entanto, a juíza Ana Paula Pontes, da 192ª Zona Eleitoral do Rio, entendeu o contrário. A magistrada afirma que o ex-presidente “pediu expressamente votos” ao prefeito Eduardo Paes. Por meio de sua assessoria de imprensa, Paes informou que os seus advogados já recorreram da decisão, neste domingo.
Por Reinaldo Azevedo


Leia Também:
Marcos Valério pede ao STF foco nos “protagonistas políticos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.