1 de mai. de 2012

CASAL DE ATORES CUBANOS IMITA FILME E FOGE PARA O EUA


Atores reapareceram em um programa de TV em Miami após mais de dez dias desaparecidos

BBC Brasil - Dois atores cubanos que protagonizaram um filme sobre jovens que fugiam do país fizeram da história realidade ao desertar eles mesmos aos Estados Unidos.
Javier Nuñez Florián e Anailin de la Rúa, ambos de 20 anos, haviam desaparecido há quase duas semanas durante uma viagem de Cuba aos Estados Unidos para participarem do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York.
Notícias relacionadas
Protagonistas de filme cubano vencedor em Tribeca desaparecem a caminho de NY
O longa metragem Una Noche, que levou três prêmios no festival, conta a história de três adolescentes cubanos que desertam para os Estados Unidos.
Os dois atores reapareceram neste fim de semana em um programa de televisão em Miami após mais de dez dias desaparecidos.
Nuñez, que recebeu um prêmio de melhor ator no festival, mas não foi buscá-lo, afirmou à BBC que conseguiu cumprir um sonho de infância, mas que não tem dinheiro para celebrar o feito.
"Estamos muito contentes e emocionados", afirmou Nuñez, por telefone, de um hotel barato em Hialeah, bairro com grande concentração de cubanos em Miami.
"Desde pequeno sonhava em sair de Cuba. Mas agora temos que conseguir um trabalho o quanto antes e ganhar dinheiro", afirmou.
Segundo Nuñez, por enquanto ele e Anailin estão vivendo com a ajuda de amigos. Ele diz que precisará também enviar dinheiro para sua mãe, que vive sozinha em Havana.
Ele afirmou ainda que passou o sábado comprando roupa com sua companheira de viagem, que desde a filmagem do longa-metragem é também sua namorada.

Plano de fuga


O casal de atores começou a planejar a fuga ao receber o convite para ir a Nova York

Os dois atores planejaram a fuga quando souberam do convite que receberam para participar da entrega dos prêmios em Nova York.

Eles não revelaram suas intenções ao produtor e ao outro ator que os acompanhava na viagem e aproveitaram uma escala em Miami durante o trajeto de Havana a Nova York para se separarem do grupo.

No aeroporto, eram aguardados por um amigo. Os dois dizem que querem seguir trabalhando como atores, mas que desde o fim das filmagens de Una Noche não vinham conseguindo mais trabalho como atores e ganhavam a vida com outras ocupações - Nuñez como garçom em uma pizzaria e De la Rúa vendendo jóias a turistas nas ruas de Havana.

No momento, o casal terá de resolver sua situação legal de imigrantes para poder trabalhar nos Estados Unidos.

O advogado deles, Wilfrdo Allen, afirmou à BBC que apesar de os cubanos terem direito à residência permanente nos Estados Unidos após um ano e um dia no país, precisam esperar esse tempo para receberem autorização para trabalhar.

Mas Allen afirmou que vai pedir às autoridades americanas que reconheçam o asilo político "diante do risco de que eles possam sofrer represálias se voltarem a Cuba", para que possam começar a trabalhar em poucas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.