28 de mai. de 2012

CAPACETE ROMANO DE CAVALARIA DATADO DE 2000 ANOS LANÇA NOVA LUZ À CONQUISTA DA GRÃ-BRETANHA

Jornal Ciência - Historiadores estudaram um capacete de cavalaria romano datado de dois mil anos, dez anos após sua descoberta em um santuário da Idade do Ferro e afirmam que ele pode trazer novas descobertas sobre a conquista da Grã-Bretanha.

O capacete e suas peças foram cuidadosamente restaurados a partir de mil pequenos fragmentos ao longo de três anos por especialistas do Museu Britânico. Construídas a partir de folhas de ferro, o capacete, uma vez decorado com ouro, é o único a ter sido encontrado na Grã-Bretanha com o seu revestimento de prata dourada intacta e é também um dos mais antigos já encontrados no país. O capacete dourado de prata romana foi descoberto em um campo de Leicestershire e meticulosamente restaurado

  O especialista em metais, Marilyn Hockey, começou a desenterrar os fragmentos há três anos. "Trabalhando neste pedaço enorme de barro, descobrimos alguns achados surpreendentes”. O capacete carrega várias cenas de vitória militar romana, incluindo o busto de uma mulher ladeada por leões e um imperador romano a cavalo com a deusa Vitória voando para trás, enquanto uma figura encolhida, possivelmente um nativo britânico, está sendo esmagado sob os cascos do cavalo.

Acredita-se que o capacete foi enterrado nos anos em torno da invasão do imperador Cláudio da Grã-Bretanha em AD43. Especialistas afirmam que existe uma "possibilidade distinta" que pertencesse a um britânico servindo na cavalaria romana antes da conquista da Grã-Bretanha.

Os pesquisadores afirmam que esse capacete muda a nossa compreensão da relação entre romanos e britânicos e como o país era pouco antes da invasão. Acredita-se também que o capacete pode ter sido enterrado como um presente aos deuses em um santuário local sobre o retorno do britânico de East Midlands.

  O capacete foi descoberto em Hallaton, Leicestershire, após um entusiasta do detector de metal se deparar com moedas enterradas. O professor de tecnologia aposentado, Ken Wallace, convidou especialistas para conhecer uma impressionante coleção de artefatos. Mais de cinco mil moedas, lingotes e guarda ouvido do capacete estão entre os tesouros descobertos, juntamente com os restos de uma festa de leitões.

Moedas da Idade do Ferro, britânicas e romanas, foram encontradas juntas pela primeira vez. Wallace afirma que "quando esse guarda ouvido veio à tona sabíamos que levaria a um capacete de cavalaria. É incrível, nunca pensei que iria vê-lo pessoalmente. Eu tenho muita sorte”.

Foto: Reprodução/DailyMail
Leicestershire County Council já comprou o capacete para levá-lo em exposição no Museu Harborough, apenas nove quilômetros de onde ele foi enterrado há dois mil anos. O chefe de pesquisa no Museu Britânico, Jeremy Hill, disse que sua 'boca caiu' quando viu o objeto.

"Cada livro sobre a conquista romana da Grã-Bretanha vai ter uma imagem do capacete agora” afirma. O capacete também pode ter sido um presente diplomático para uma população pró-romanos, ou despojos de guerra tomados durante um ataque a um acampamento romano ou durante a batalha.
Saiba sobre a dominação Romana na Grã-Bretanha

As primeiras campanhas romanas na Grã-Bretanha começaram com os exércitos de Júlio César em 55 e em 54 a.C, que foi amplamente repelida pelos Celtas.  Até que a Grã-Bretanha foi invadida com sucesso pelos exércitos do imperador romano Claudius. Ele conquistou a metade sul da Grã-Bretanha, e fez parte do Império Romano.

  Os romanos introduziram estradas pavimentadas à Grã-Bretanha - substituindo antigas trilhas e caminhos. Em seguida os romanos construíram o muro de Adriano, 73 quilômetros de extensão no norte da Inglaterra, para regular o movimento do comércio próximo ao território rebelde do norte. Eles também introduziram banhos romanos e água corrente para muitas cidades, vilas e aldeias em torno da Grã-Bretanha. O comércio e a indústria floresceram.

Os romanos dividiram a terra em duas províncias. Ao sul a Grã-Bretanha era conhecida como Britannia Superior e ao norte como Britannia Inferior. Os soldados estacionados na Grã-Bretanha começaram a ser chamados a Roma para combater os numerosos ataques por várias tribos bárbaras.

A Grã-Bretanha que estava sob ataque de pictos e saxões, solicitou ajuda a Roma. O Imperador Honório negou e assim terminou o domínio romano na Grã-Bretanha, anunciando a era anglo-saxão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.