6 de fev. de 2012

VIVA O CAPITALISMO - Leilão de aeroportos termina com ágio de 347%

Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, de São Paulo, e Juscelino Kubitschek, de Brasília, foram privatizados
O leilão dos três aeroportos foi realizado nesta segunda na sede da Bovespa / Nilton Fukuda/Agência Estado/AE O leilão dos três aeroportos foi realizado nesta segunda na sede da Bovespa Nilton Fukuda/Agência Estado/AE
Da redação com Rádio Bandeirantes noticias@band.com.br

Nesta segunda-feira foi realizado na sede da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), o leilão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), visando transferir para o setor privado a exploração dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Juscelino Kubitschek. Ao todo, as ofertas vencedoras somam a quantia de R$24.535 bilhões.

No total, o leilão teve um ágio (valor acima do mínimo determinado) que superou 347%. Os três terminais detêm 30% da demanda de passageiros do país.

As empresas, anunciadas nesta segunda, disputaram a concessão de mais de 20 anos para ampliar e manter os aeroportos internacionais. Uma das principais exigências da licitação foi que a concessionária de cada aeroporto concluísse as obras para a Copa do Mundo de 2014, disse a Anac em seu comunicado oficial.

O aeroporto de Guarulhos foi arrematado pelo consórcio Invepar, composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%, e operadora Airport Company South Africa, com 10%.

A concessão de Viracopos, em Campinas, ficou com o consórcio Aeroportos Brasil, 45% pela Triunfo Participações e Investimentos, 45% da UTC Participações e 10% da Egis Airport Operation, da França.

Por fim, o terminal de Brasília ficou com o consórcio Inframérica Aeroportos, 50% da Infravix Participações e 50% da Corporation America, da Argentina. A assinatura de todos os contratos está prevista para até 45 dias. Após esta fase, os terminais serão administrados em conjunto pela a Infraero e os respectivos consórcios por um período de seis meses, antes que a concessionária assuma total responsabilidade pelo seu próprio terminal.

Um comentário:

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.