25 de nov. de 2011

ESTUDANTE DE MEDICINA EM CUBA CHAMA A ILHA DE UMA DITADURA DISFARÇADA

Reportagem de Piauí: A vida dos estudantes brasileiros em Havana e a cubana que avisa: "Não existe futuro aqui; o que existe é o agora"
Esta reportagem de Plínio Fraga foi publicada na edição da revista Piauí que está nas bancas sob o título  "La vida por la izquierda". Trata-se de um um denso e saboroso texto que ocupa cinco páginas, narrando como vivem os 600 estudantes brasileiros que estudam em Cuba, mas ao mesmo tempo contando como vai atualmente o cotidiano da população que se movimenta sob a ditadura dos irmãos Castro.

. Como já se sabia e a revista conta, os brasileiros que foram estudar medicina em Cuba são todos estudantes comunistas ou simpatizantes que fracassaram nos vestibulares do nosso País. A reportagem narra como é que eles suportam tomar banho apenas quando existe água, de que modo se conformam em sair apenas nas noites de final de semana e como enfrentam a escassez de remédios, equipamentos e pobreza absoluta dos hospitais e postos de saúde em petição de miséria.

. O estudante mineiro Rodrigo Carneiro, como muitos outros, é honesto ao falar sobre a vida em Havana:
- Eu tinha uma visão utópica do socialismo. Isto aqui é uma ditadura disfarçada.

. Muitos cubanos já perceberam isto e perceberam que não há futuro em Cuba. É o caso de Annarede Trapago Santana, garconete em Havana, que avisou ao repórter da Piauí:
- Não existe futuro, o que existe é o agora.
Clique aqui para ouvir a narração da reportagem de Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.