12 de out. de 2011

POLÍTICA

Foto: Site do Senador Sérgio Petecão
Vídeo sobre devastação da Floresta do Antimary é entregue ao Al Gore

AC 24 HS - O senador Sérgio Petecão [PSD] cumpriu o que prometeu e entregou durante missão diplomática na 66º Assembleia da ONU, em Nova Iorque o “vídeo documentário” produzido pela assessoria do deputado estadual Major Rocha, contando a verdadeira operação de retirada de madeira da Reserva de Floresta Estadual do Antimary. O material foi entregue ontem, ao ambientalista Al Gore, ex-vice presidente [na administração de Bill Clinton].

Al Gore é um activista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano e Uma verdade inconveniente. Em 2006, lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do oscar de melhor documentário em 2007.

- Nossa idéia é mostrar para ele que pouca coisa séria tem sido feita por essa turma em defesa da floresta -, disse.

Pelo facebook o senador acriano disse que a reunião está sendo marcada pelas discussões sobre a conjuntura econômica mundial e as medidas que podem ser tomadas para enfrentar a crise mundial. Ainda segundo Petecão, “assuntos ambientais também estão sendo tratados”, acrescentou.

- É uma pena que o mundo esteja passando por uma crise tão grande como essa. É a hora das grandes nações darem as mãos para que possamos diminuir os efeitos trágicos dessa crise – , disse Petecão.

O vídeo tem 27 minutos e retrata como foi feita a investigação dentro da Floresta Estadual do Antimary [FEA] com depoimentos dos produtores inseridos no projeto que detalham entre outros fatos: que as famílias tradicionais não tem participação na gestão do Antimary regulamentado em lei e nos princípios básicos de certificação.

Ainda de acordo as declarações gravadas, a gestão da FEA pela Secretaria de Estado de Floresta evidencia o favorecimento da empresa Laminados Triunfo. O deputado Rocha, do PSDB, vem denunciando a venda de Madeira pela Secretaria de Estado de Floresta sem licitação. Segundo documentos mostrados por ele, a Empresa Laminados Triunfo explorou 2.000ha (2009 – 2010) de floresta em pé antes de sua destinação para a comunidade. Há declarações de calotes dados pela referida empresa.

- Os fatos mostram que a SEF nunca realizou o acompanhamento da exploração florestal, pois os engenheiros da SEF e técnicos eram proibidos de participarem da exploração florestal ficando a cargo apenas dos engenheiros e técnicos da Laminados Triunfo –, afirma o deputado Rocha.

DE GOELA ABAIXO

Escrito por Luiz Calixto 

Jorge, Tiao Viana e Gilberto Siqueira decidiram empurrar de goela abaixo Marcos Alexandre para ser o candidato do PT a prefeito de Rio Branco.

O ¨modus operandi¨ de convencimento envolve caneta e Diário Oficial.

A partir de agora todos os integrantes do diretório do partido serão gentil e individualmente convocados para uma conversinha de pé de orelha, de onde, depois de escutarem sobre a importância do cargos que ocupam, sairão dizendo que brincaram de peteca e casinha com o preferido da trinca.

Na escolha de Marcos  prevaleceu o fato dele ser um ¨ avulso¨ dentro do partido e facilidade deste ser mandado e manobrado, ao contrário de Sibá Machado cuja capilaridade partidária é um empecilho para os irmãos.

Marcos Alexandre é o preposto de Gilberto Siqueira na direção do DERACRE.

FERNANDO MELO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO ULISSES GUIMARÃES

Com a presença do ex-deputado João Correia e do vereador Rodrigo Pinto, os outros nomes que disputam a indicação como pré-candidato do PMDB a prefeitura de Rio Branco, o ex-deputado federal Fernando Melo tomou posse como presidente da Fundação Ulisses Guimarães (FUG), na manhã desta terça-feira, 11, na sede estadual do partido.

O evento faz parte de uma programação nacional para homenagear Ulisses Guimarães, uma das figuras emblemáticas do PMDB nacional, que morreu num acidente de helicóptero no dia 12 de outubro de 1992. A festa peemedebista contou com a presença de representantes de diversos partidos de oposição.

Segundo o presidente regional do PMDB, deputado Flaviano Melo, a executiva nacional decidiu realizar o evento alusivo ao aniversário de morte de Ulisses Guimarães, através de eventos em todos os estados brasileiros. O aniversário é no dia 12, mas a comemoração do Dia das Crianças antecipou o evento no Acre.

Flaviano lembrou que o PMDB foi presidido em nível nacional por cinco anos, pelo senador acreano, Oscar Passos. Ulisses Guimarães assumiu a presidência do partido, após a renúncia de Passos, ficando no comando do maior partido brasileiro, até trágico acidente, que além de Guimarães, vitimou mais quatro pessoas.

Fernando Melo assume com a proposta de formar novos quadros para o PMDB
O ex-deputado Fernando Melo assume a Fundação Ulisses Guimarães (FUG), com a proposta de formar novos quadros e lideranças políticas para o PMDB. Todos os candidatos da legenda deverão passar pelos cursos promovidos pela FUG, que tem por finalidade a formação política dos postulantes a cargos eletivos nas fileiras peemedebistas.

A comemoração pelo aniversário de morte de Ulisses pode ter um significado novo, não só para Fernando Melo que disputa a indicação da pré-candidatura a prefeitura de Rio Branco, mas para toda militância que ficou na certeza do prestígio do ex-deputado, perante o presidente estadual do partido, deputado Flaviano Melo.

Fernando Melo não escondeu a expectativa, mas afirmou que este primeiro momento é para pautar os peemedebistas em torno das grandes discussões nacionais, dando como exemplo o debate dos royts do pré-sal e o novo Código Florestal Brasileiro, além dos cursos de formação política que devem acontecer nos 22 municípios.

“Sou pré-candidato, estou colocando meu nome para apreciação dentro do partido, mas vamos respeitar todas as instâncias partidárias e fazer um processo democrático para escolher o melhor candidato para governar Rio Branco, e o melhor candidato de interesse do PMDB. Tudo será feito de forma democrática, já que temos outros bons nomes na disputa”, disse Fernando Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.