19 de ago. de 2011

OBRIGADO DONA CREUZA! TRIBUTO AO PASSADO, ADA ROGATO, A AVIADORA

Ada Rogato Segurando a Nossa Sra. de Aparecida que lhe acompanhava nos voos,  ao lado do Padre Edson

D. Creuza à esquerda
Uma vez D. Creuza que faleceu há pouco me disse:

 “Palazzo, você que gosta dessas fotos velhas, eu tenho uma lá em casa pra você, e ainda é de avião”. 
Eu me arrepiei. 






O PT- ADV avião da 1ª foto no museu da TAM

 Isso têm bastante tempo, melhor, têm anos, pois diversas vezes que a cobrei ela não encontrava essa foto. 

O "Brasileirinho" avião amarelo
Até que dias antes de falecer ela passa em frente à casa de minha sogra e diz: “

“Núbia, fala para o Palazzo passar lá em casa que eu achei a foto”.


Como ela teria que ir para Rio Branco a tratamento ainda se preocupou em deixar a foto com a Maria da Natividade, “a Nega” do Pedoca  que me entregou essa foto.


Essa 1ª foto lá em cima, trata-se
nada mais nada menos da (mulher) hiper-especial nesse país chamada Ada Rogato. Vou entrar em contato com a autora do livro para saber se essa foto é aqui em Tarauacá, haja vista D. Núbia ter comentado comigo que inclusive apelidaram o avião dela de ATEBRINA referência ao remédio amarelo que havia naquela época para malária. Então devido ao Paulistinha CAP-4 avião que tem essas características e o avião da foto ser um Cessna 140, estou a partir desse momento entrando em contato com a autora do livro a Senhora Lucita Briza para sanar essas dúvidas. 


"No ano de 1956, Ada Rogato novamente ousou ao percorrer 25.057 quilômetros, em 163 horas de vôo, visitando inúmeras capitais e sobrevoando parte da selva amazônica". Provavelmente esse deve ser o ano da visita, falta somente confirmar o avião.
Ada ousava sempre. Sua principal característica era voar sozinha, ainda que a aeronave possuísse recursos limitados. Àquela época,a infra-estrutura da aviação era modesta, o que não impediu a arrojada piloto de realizar inúmeros reides.

Em 1950, pilotando um Paulistinha CAP-4, o PP-DBL, cobriu 11.691 quilômetros, em 16 horas de vôo, ocasião em que transpôs, pela primeira vez, a Cordilheira dos Andes.Foi, então, a brasileira que teve a primazia de efetuar essa proeza.

Ada, em abril de1951, sozinha, em sua epopéia aérea, percorreu no PT-ADV, de 90 HP, 51.064 quilômetros em 326 horas de vôo,visitando 28 países.Decolou da Terra do Fogo, rumo ao Alasca, no mais longo reide efetuado por um aviador solitário ( Circuito das Três Américas ).
Ada Rogato nasceu em 22.12.1920 e faleceu em 17.11.1986.

*****************************************************************************
Clique na imagem para aumentar
Consegui contato coma a autora do livro ADA, MUHER.PIONEIRA.AVIADORA, A Senhora Lucita Briza que me fez alguns esclarecimentos. Veja abaixo seu e-meil de respota. 

Obrigada Reginaldo.
Esta sua foto é mesmo uma preciosidade! 
E o ano em que Ada fez o Circuito Brasil foi 1956, comemorando o cinquentenário do primeiro voo do 14-bis> Neste circuito, em que ela realmente passou por Tarauacá - onde, cito no meu livro, se admirou ao ver "abacaxis de mais de 20kg de peso" - Ada levou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi um pedido do cardeal de São Paulo, para que ela divulgasse a padroeira por todo o Brasil. Esta imagem foi depois levada para Brasília. com V. verá ao ler o texto completo.
Quanto ao avião: na volta do seu primeiro reide sul-americano (Paraguai, Argentina Chile e Uruguai), quando cruzou os Andes pela primeira vez com um Paulistinha CAP-4 - de apenas  65 cavalos! - Ada recebeu como prêmio do Ministério da Aeronáutica o Cessna 140-A, que foi seu companheiro em todos os demais reides que fez. Em 1956, portanto, ela estava já com o Cessna ao passar pelo Acre. 
Abs, Lucita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.