9 de mai. de 2011

MAIS UMA PEÇA SALVA - TRIBUTO AO PASSADO

Uma garrafa de remédio do início do século XX foi-me entregue pelo Policial Militar P. Rodrigues que felizmente tem noção de cultura histórica e carinho pela terra onde nasceu.

Trata-se de um vidro farmacêutico antigo possivelmente de Uroformina do Laboratório Fancisco Giffoni &Cia do Rio de Janeiro.

Este importante estabelecimento de farmácia e drogaria, com laboratório de produtos farmacêuticos, foi criado, no Rio de Janeiro, em 1903. Antes, fizera o seu fundador parte doutra firma do mesmo gênero, também nesta capital. São sócios da firma os Srs. Francisco Antonio Giffoni e seu irmão João Giffoni.

“A firma fazia avultado movimento de vendas por atacado e a varejo, quer no Rio de Janeiro, quer para os estados da União, em alguns dos quais tem agentes. Entre os numerosos preparados que o seu laboratório produz, devem ser citados os seguintes: Pilogenio, gerador do cabelo, produto de grande consumo no país, assim como na Europa, em cujos principais países está registrado; Uriformina, Lycetol Granulado, Phosphothiocol, Agua Ingleza, Vinho Biogenico, Pó Indiano, Inglandina, Neurol etc. etc.

O sr. Francisco Giffoni era farmacêutico formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e membro titular da Academia Nacional de Medicina. A sua farmácia e drogaria ficava na Rua 1º de Março, 17, e o laboratório à Rua Campo Alegre, 97".

Agora vou pedir para o meu amigo Dr. Rodrigo Damasceno colocar assim que tiver tempo um comentário sobre esse remédio, dizendo para que tipo de tratamento o mesmo servia.

2 comentários:

  1. Bom dia...fiz uma pequena escavação de um terreno e encontrei 2 exemplares desse frasco..um Verde e um transparente...se houver algum interesse estou à disposição ..

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.