17 de mar. de 2011

GOL/VARIG ULTRAPASSA TAM NO MERCADO DOMÉSTICO

     Mudança de posição é a primeira desde criação da Anac; Azul tem fatia de 7,96%
Do R7, com Reuters
                                                            Foto:exame.abril.com.br
A Gol/Varig superou a TAM em participação de mercado em fevereiro e agora ocupa a liderança do transporte aéreo doméstico brasileiro, segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta quinta-feira (17).                                 
                                                               
Esta é a primeira vez, pelo menos desde janeiro de 2006, que a TAM é superada, segundo o histórico disponível na Anac, criada após a extinção do DAC (Departamento de Aviação Civil).

A Gol/Varig possui 39,77% do mercado interno, enquanto a concorrente detém 39,59%. As outras empresas ampliaram sua participação e representam 20,64% do mercado doméstico – Azul tem 7,96%; a Webjet possui 5,89%; Trip aparece com 2,77%; e Avianca, 2,58%.

Nas rotas internacionais, entretanto, a TAM conservou a primeira colocação , com 85,85% do mercado. A Gol/Varig possui 12,92%, e a Avianca, 1,22%.

A imprensa da Gol, companhia aérea que começou a operar no início de 2001, confirmou que é a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival TAM.

A TAM, que está no meio do processo de união com a chilena LAN, informou que não tinha comentários imediatamente sobre os dados divulgados pela Anac.

Volume de passageiros
A quantidade de passageiros transportados no mercado aéreo doméstico brasileiro no mês passado aumentou 9,34% em relação ao mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a oferta de lugares nas aeronaves aumentou 13,31%.
Nos voos internacionais operados pelas empresas brasileiras, a oferta de poltronas cresceu 13,28%, enquanto a procura subiu 12,19%.

A taxa de ocupação nas rotas internacionais passou de 75,35% para 74,62% entre fevereiro do ano passado e o mesmo mês deste ano.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.