21 de jan. de 2011

BANDEIRA DE TARAUACÁ, A VERDADEIRA HISTÓRIA


Reginaldo Palazzo -  Em nome da verdade há que se dar a César o que é de César. No mínimo para que se faça justiça. Para que mais uma história de Tarauacá não se perca, contarei um fato interessante e que poucos sabem sobre o município.


O Prefeito Ennio Aires no uso de suas atribuições, com aprovação da Câmara Municipal de Tarauacá sancionou a Lei nº 134 de 19 de outubro de 1977.

Na promulgação da lei, na seção IV Art. 19 onde se diz que o Brasão foi concebido originariamente por D. Maria Deolinda de Macedo Sá, há que se corrigir (pelo menos moralmente) para D. Núbia Wanderley da Silva, que foi a pessoa que realmente fez o desenho do brasão, ficando até 03:00Hs da manhã do dia seguinte trabalhando, tendo sua irmã Júlia Wanderley como sua grande colaboradora para pintar o brasão.

O Brasão foi desenhado pela professora Núbia Wanderleya pedido do próprio Prefeito, quando da sua gestão, podendo essa história ser confirmada pelo filho do Prefeito da época, Ennio Aires Filho, residente hoje em Tarauacá, onde o mesmo me contou, em uma conversa informal, que seu pai disse-lhe na varanda de sua casa em Rio Branco quem foi a autora do desenho, ou seja, a Profª. Núbia Wanderley.

Ennio Filho ainda me confirmou que seu pai mandou confeccionar 5 bandeiras do município; Uma presenteou a um amigo residente em Plácido de Castro, outras 3 foram enviadas para a Câmara Municipal, Fórum, e Polícia Militar respectivamente, e a quinta é esta vista com o proprietário na primeira foto. Aliás, diga-se de passagem, uma verdadeira relíquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.