29 de nov. de 2010

PETROBRAS DESCOBRE NOVAS ÁREAS DE PETRÓLEO NA AMAZÔNIA

Fábio Pontes, do Jornal A Gazeta  

A Petrobras já produz petróleo e gás natural em três campos no município de Coari.

A descoberta da estatal faz parte do Plano que tem por objetivo descobrir potenciais áreas para exploração (Foto: Cedida)
A Petrobras anunciou esta semana que novas áreas de petróleo foram descobertas na Amazônia, precisamente no município amazonense de Tefé. A área está bem próxima à província petrolífera de Urucu. Segundo os Testes de Longa Duração (TLD) realizados pela estatal, os poços teriam capacidade de produzir até 2.500 barris de óleo por dia.

Para a Petrobras, a quantidade encontrada é "um excelente resultado", diante das características do solo analisado. A Petrobras perfurou um poço de 3.485 metros na Bacia do Solimões. A região já é conhecida e dominada pela petrolífera. A Petrobras já produz petróleo e gás natural em três campos no município de Coari.

A descoberta da estatal faz parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), que tem por objetivo descobrir potenciais áreas para exploração de petróleo. O estudo em Tefé começou em setembro. O PAD foi aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e tem outras áreas a ser exploradas.

Entre eles está o Vale do Juruá, no Acre. A inclusão do Estado na estratégia da empresa foi possível por meio de intervenção política do senador e governador eleito Tião Viana (PT). A região do extremo oeste do Estado é apontada como potencial para a extração de petróleo. Estudos da Petrobras, ainda na décadas de 1980, teriam comprovado a existência de petróleo por lá.

Por conta das dificuldades de acesso à área, o que tornaria a exploração de alto custo, a empresa preferiu por descartá-la. Passados quase 3 décadas, o Acre que retornar os estudos para que se viabilize a extração da riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.