6 de set. de 2010

QUAL A VELOCIADE DE UMA CARAVELA DA ÉPOCA DE COLOMBO?

As caravelas de Colombo navegavam a 12 nós - 12 milhas marítimas por hora. (Pinta era a mais rápida delas).

A velocidade média na 1ª viagem, entretanto, foi bem menor: Na noite de 3 de agosto de 1492, Colombo partiu de Palos de la Frontera, com três navios: uma nau maior, Santa María, apelidada Gallega, e duas caravelas menores, Pinta e Santa Clara, apelidada de Niña depois de seu proprietário Juan Niño de Moguer.

Eram propriedade de Juan de la Cosa e dos irmãos Pinzón (Martín AlonsoVicente Yáñez), mas os monarcas forçaram os habitantes de Palos a contribuir para a expedição. Colombo navegou inicialmente para as ilhas Canárias, que eram propriedade da Castela, onde reabasteceu as provisões e fez reparos. Em 6 de setembro, partiu de San Sebastián de la Gomera e para o que acabou por ser uma viagem de cinco semanas através do oceano.
(Fonte Wikipédia)

Coordenadas aproximadas: 28° 30' N e 16° 15' W. Em 12 de outubro de 1492, 36 dias depois, chegaram às Bahamas.

Coordenadas aproximadas: 23° 30' N e 75° 15' W.

Distancia percorrida = 8925 km (aproximadamente)
Tempo da viagem = 36 dias = 864 horas
Velocidade média = 10,33 km/h = 5,57 nós.
Fonte

2 comentários:

  1. Meu pai militar aqui do Rio Grande do Sul foi enviado para o Acre decada de 80, conheceu minha mãe em Rio Branco mas ela nasceu em Tarauacá, agora meu irmão tá se formando na AFA...vamos ver o que o destino reserva

    ResponderExcluir
  2. Já o meu tataravô foi o primeiro fabricante de cerveja aí.

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.