27 de ago. de 2010

COMO NASCE UMA CIDADE NA AMAZÔNIA

Foto blog do Vereador Ezi Aragão onde se vê o seringal Novo Porto, que no futuro deverá se transformar em vila e assim por diante

Essa imagem acima que está no blog do Vereador Ezi Aragão me remete aos primórdios da Foz do Murú/Vila Seabra /Tarauacá. É por imagens assim que cada vez mais dou valor aos desbravadores dessa região. Tomando água sem ser tratada, comendo do que caçavam, construindo suas próprias casas e serrando a madeira com as próprias mãos ( lembre-se que não existia moto-serra nessa época), forjando seus pregos enfrentando de surucucu a onça passando pela malária.

Falando em saúde sexta feira me entalei com uma espinha de peixe, e com todo recurso de hoje, ainda foi um sufoco. Imaginem naquela época como se tratavam em matéria de saúde. Imaginem quebrar a peça de um motor de barco. Quanta determinação.

Foz do Murú - Foto blog Alma Acreana

Então, aos Senhores José, João e Antônio Marques de Albuquerque, Antônio Patrionildo de Albuquerque, Joaquim Gonçalves de Freitas, Manoel Pereira Cidade, Sabino Francisco do Rego, Severino de Freitas Ramos, Francisco Queiroz de Oliveira, João Lopes Ibipirana, Joaquim, Antônio e Alexandre Teixeira de Souza, Antônio Ferreira lima, Manoel Paixão de Albuquerque, Manoel Probem de Albuquerque, Ernesto Nunes Serra e Francisco Caetano de Oliveira. O meu, o nosso muito obrigado.

Espero sinceramente que pelo menos vossas tumbas estejam limpas.

Um comentário:

  1. Meu amigo,

    quase morri uma vez por causa de uma espinha de peixe, não propriamente devido a espinha, é que disseram que eu deveria comer farinha seca, ou seja, ia morrendo empanzinado! rsrsrs...

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.