6 de abr. de 2010

PERDOAR! O QUE É ISSO?


escrito por: Daniela Mann

É lembrar o passado sem dor. Não é a primeira vez que escrevo acerca do perdão e não será a última, porque no dia-a-dia, verifico que muitas pessoas estão oprimidas, (mesmo fisicamente), por causa de situações não resolvidas. As pessoas não perdoam por acharem que ao perdoarem, estão a aliviar a carga de quem as feriu, mas na verdade, o perdão não é um favor que faz ao outro, mas a si próprio! O ódio e a raiva, são focos emocionais que fazem com a pessoa viva emocionalmente em função dos alvos da sua angústia.

Curiosamente, pessoas que não perdoam, tendem a tornar-se iguais ou piores que aqueles que as magoaram, (até por causa dos sentimentos de vingança que muitas vezes passam a actos de vingança), quando o que se pretende é a libertação dessa situação, dessa tal pessoa ou pessoas e desses episódios marcantes do passado. Perdoar é um acto de libertação e não uma crise de amnésia.

Nós nunca nos vamos esquecer do passado mais marcante porque temos uma memória, mas podemos através do perdão conseguir lembrar essas imagens, ou essas pessoas, como se tudo isso tivesse acontecido na vida de alguém que não na nossa, ou seja, sem dor! É que independentemente do nosso perdão, os outros seguem com a vida deles e nós é que ficamos mal com a nossa amargura! Muitos problemas de foro nervoso e cardíaco, surgem justamente por causa da falta de perdão!
Perdoar não é voltar a ser muito amiguinho de quem não nos fez bem, nem tão pouco um acto de fraqueza, mas é um passo emocional, um decisão individual de libertar de dentro do nosso ser a carga que nos oprime! E sim, sabemos que não é fácil.

Um comentário:

  1. BROTHER,PARABÉNS PELO ARTIGO.MUITO INTELIGENTE ESTE TÓPICO SOBRE O PERDÃO,POIS ME AJUDOU A ABRIR OS OLHOS,VISTA QUE PASSEI POR UMA SITUAÇÃO DESTA,E REALMENTE ESTES FORAM MEUS SINTOMAS.

    PUDE NOTAR QUE O NÃO PERDOAR,É A ÚNICA ARMA QUE DESTROI QUEM A UTILIZA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.