26 de jan. de 2010

NOTA SOBRE AUMENTO DE TERREMOTOS



Apesar dos últimos acontecimentos ocorridos no Haiti, Ilhas Salomão ou mesmo a série de abalos ocorridos na Grécia no dia de ontem terem chamado a atenção da imprensa e das pessoas de modo geral, não existe nenhuma comprovação científica de que os tremores estejam aumentando na Terra. Nem na última década nem em décadas passadas.

Todas as estatísticas mostram que os terremotos continuam a ocorrer dentro da média histórica e nenhuma força sobrenatural está agindo sobre as placas tectônicas fazendo-as terem comportamento mais ou menos agressivos ou diferentes dos habituais. Repetindo: Os tremores não estão aumentando, mas continuam dentro da média histórica.

Naturalmente, terremotos de grande intensidade que ocorrem sob países pobres causarão mais vítimas do que se ocorressem em países ricos, dada a precariedade das construções e infraestruturas. Portanto, é muito importante a compreensão de que apesar dos terremotos causarem milharem de vítimas, isso é um fenômeno natural estudado pela ciência e que infelizmente ainda não tem resposta sobre quando e onde ocorrerá o próximo grande abalo.

Rogério Leite
Painel Global


Relatório Vulcanológico

Desde a última sexta-feira o PainelGlobal passou a fornecer o relatório vulcanológico semanal, plotado no mapa com o símbolo de um vulcão amarelo. É um novo produto e não uma atividade vulcânica repentina.

Da mesma forma que os outros símbolos, mais informações podem ser obtidas ao deslizar o mouse ou clicar sobre eles. O relatório é gerado toda quinta-feira e por ser um produto novo, ainda está passando por ajustes.

Mais eventos

De acordo com os últimos 33 registros sísmicos reportados nas últimas 48 horas, o evento de maior intensidade ocorreu na região central do Peru, às 22:52 UTC do dia 25/01. O evento foi localizado a 153 km e de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 5.8 graus. Do total de eventos, 26 deles foram classificados como de intensidade leve e 7 atingiram o status de moderados. . (Marco Antonio)

TEMPESTADES CICLÔNICAS

O Painel também mostra uma tempestade ciclônica em atividade no planeta: Ciclone Tropical Olga, com ventos de 56 km/h e deslocamento no sentido oeste-sudoeste a 1 km/h.

EXTREMOS CLIMÁTICOS GLOBAIS

Observações meteorológicas recebidas às 9:15 e monitorados pelo Painel Global indicam que vinte e três estações apresentaram temperaturas inferiores a -1°C, disparando os alertas destacados em azul no mapa. O valor mais baixo foi observado em Tiksi (Rússia), onde os termômetros marcam -32 graus Celsius (-26°F).

As mesmas observações mostram que a temperatura mais elevada neste momento ocorre em Maun (Botsuana). Os dados informados pelo aeroporto local reportam 33 graus Celsius (91°F).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.