6 de nov. de 2009

Acidente C-98: Motor de avião que caiu na Amazônia é removido


Motor de C-98 Caravan é removido na Amazônia

O Comando da Aeronáutica informa que prossegue a operação de retirada da aeronave C-98 Caravan do igarapé Jacurapá, no Amazonas. Ontem (04/11), o avião foi levado para a margem do rio e foram retirados os instrumentos necessários à investigação dos fatores contribuintes para o acidente. Hoje (05/11), as equipes removeram o motor, que será encaminhado para Cruzeiro do Sul (AC) de onde seguirá para análises.

O objetivo do resgate do Caravan é coletar informações para a investigação dos fatores contribuintes para o acidente. Não há prazo para a conclusão do relatório. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá os trabalhos de forma reservada, porém, todas as recomendações de segurança que forem emitidas e que possam contribuir para a aviação civil serão prontamente disponibilizadas.

Cinquenta e quatro militares estão envolvidos na missão, sendo 44 da FAB, quatro do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, quatro da Marinha do Brasil e dois do Exército Brasileiro. Um funcionário civil da Funai também participa das ações, que vão do nascer ao por do sol.

As operações acontecem com o uso de equipamentos de mergulho e de embarcações. Uma clareira foi aberta no local e três helicópteros H-60 Blackhawk, além de um avião C-105 Amazonas, estão apoiando as ações da equipe em terra.

A missão de busca e resgate foi iniciada no dia 29/11, quando um C-98 Caravan do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo realizou um pouso forçado na água quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AC). Nove dos onze ocupantes sobreviveram.


CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.