20 de nov. de 2009

ENTREVISTA COM A PROFESSORA E DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL PLÁCIDO DE CASTRO MARIA NEUSA REGO ARAÚJO


A Escola Plácido de Castro é uma das Escolas que vem se destacando em Tarauacá. Venho escutando vários elogios à mesma.
Fui conversar com a Diretora, a Senhora Maria Neusa Rego Araújo para ver o que está levando a escola a ter esse destaque na sociedade.

1-) Tenho acompanhado o Blog da Escola e visto sua boa vontade. O compromisso dos funcionários com as suas tarefas contribuem para um bom desempenho da escola? O que mais tem impedido ou dificultado uma boa realização dos projetos desenvolvidos pela escola?

Em primeiro lugar, venho agradecer todos os funcionários de modo geral da escola, pois, os mesmos contribuem para que nossas atividades sejam desenvolvidas com bastante sucesso, fazendo assim, com que só tenhamos bons êxitos. No tocante, que se diz respeito aos Projetos, temos grandes dificuldades, pois o que mais precisamos, na verdade, é o apoio, por parte das famílias, comunidade e autoridades competentes, para que assim, possamos desenvolver melhor, não só interno como externo, o nosso trabalho, que só nos enriquece cada vez mais.

2-) Qual sua opinião hoje sobre a educação no Acre?

A Educação no Acre vem se destacando bastante, pois, o governo procura investir o suficiente para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios. Cabe a todos os representantes de nosso Estado lutar, pois é uma briga nobre, para que nosso Estado fique ainda melhor nos resultados. Por outro lado, não está sendo bem valorizado devido o Sistema Educacional que deixa muito a desejar, ou seja, facilita muito para o aluno, fazendo assim, com que desvalorizem a própria educação. Neste caso, o Sistema deveria ser mais rígido na questão da própria nota, pois, enquanto o aluno não se der conta de que ele precisa aprender algo para sua vida no futuro, nada mudará.

3-) A Senhora é contra ou a favor da educação continuada?

Sou a favor, pois com essa formação continuada podemos dar oportunidade às pessoas que não puderam estudar anteriormente, muitas vezes até por problemas familiares e financeiros.

4-) Os pais participam hoje em dia da vida escolar de seus filhos como participavam antigamente?

Quando se fala da participação dos pais junto à educação de seus filhos, temos uma grande preocupação, pois, não vemos mais a participação dos pais como antigamente, e um dos fatores que mais contribuem para a reprovação e evasão é a ausência da família na vida escolar dos filhos, pois, com o apoio dos pais, conseguiremos ir além do que esperamos. A cada ano que passa, a família está se ausentando, deixando toda a responsabilidade para a Escola, chegando a cobrar da escola, o que na verdade deve ser feito pelos próprios pais, como por exemplo, a educação doméstica, que já não se vê nas escolas. Pois, se queremos ter filhos fascinantes no estudo, devemos ser pais brilhantes na vida escolar de nossos filhos.


5-) A Plácido de Castro já está cantando o Hino Nacional com seus alunos como pude observar. A Senhora achou essa medida importante haja vista o civismo está tão démodé hoje em dia?

O civismo é um dos fatores que devem ser resgatado e nunca extinto do meio em que vive nossos educandos, pois na medida em que iniciamos o Projeto Ética e Cidadania, procuramos trabalhar todos os valores, mostrando assim, a sua importância, na vida de cada aluno e ao mesmo tempo, resgatando, assim, o civismo.

6-) A equipe Gestora, de Professores e de Apoio sentem que são bem remunerados?

Neste caso quando se fala de remuneração, todos deixam bem claro, que somos todos desvalorizados diante do salário, em relação a outras classes, pois lidamos com seres humanos e não é visto essa situação, diante dos problemas que enfrentamos.

7-) A escola trabalha e se preocupa com a preservação ambiental, o que faz muito bem. A Senhora não acha que as escolas deveriam trabalhar mais o que é Cidadania com as crianças, pois naturalmente viriam a assimilar a questão preservação não só ambiental como a cultural etc.?

Com certeza, não só as escolas, mais também todas as outras entidades deveriam se preocupar com essa causa nobre, pois nossas crianças de hoje serão o futuro de amanhã.

8-) Recentemente o Vereador Roberto Freire apresentou um Ante-Projeto de Lei querendo que se ensine nas escolas municipais educação no trânsito. Umas pessoas acham que não tem necessidade porque aqui em Tarauacá a quantidade de sinalização é ínfima. A Senhora concorda com isso?

A sociedade no geral deve se preocupar com a Educação no Trânsito. As escolas já fazem sua parte na Semana Nacional do Trânsito, cabe as autoridades competentes junto a Secretaria de Segurança trabalhar na sinalização do município, pois, educação no trânsito e sinalização devem caminhar juntos.

9-) Que sugestão a Senhora daria aos Governos?

Valorizasse mais os profissionais em educação, qualificando-os para atuar melhor junto aos alunos e equiparando o salário a outras categorias.

Abaixo alguma das atividades que foram desenvolvidas já este ano:

1- Comemoração dos dias das mães
2- Aniversário da escola
3- Festa caipira
4- Dia da Amazônia
5- Projeto meio ambiente
6- Dia do Estudante
7- Feira de inglês
8- Ética e cidadania
9- Projeto minha África


Fotos diversas dos eventos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.