9 de nov. de 2009

Chávez pede que povo se prepare 'para a guerra'




CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que os líderes militares e a população civil devem estar preparados para um possível enfrentamento armado com a Colômbia e disse que os soldados devem ficar atentos se os Estados Unidos estão tentando provocar uma guerra entre os dois vizinhos.

- A melhor forma de se evitar a guerra é se preparar para ela - disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e televisão, "Alô Presidente".

Segundo Chávez, o presidente dos EUA, Barack Obama, está influenciando o governo colombiano. Ele advertiu Obama para que evite utilizar seus aliados em Bogotá para criar uma ofensiva militar contra a Venezuela:

- Não cometa este erro.

Enfrentando uma crise econômica, de abastecimento energético e de segurança em seu país, Chávez está preocupado com o acordo firmado no final de outubro entre Bogotá e Washington que dá às Forças Armadas americanas acesso a sete bases colombianas.

A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela se aprofundou nas duas últimas semanas, quando dois militares venezuelanos foram assassinados no Estado fronteiriço de Táchira por supostos paramilitares. Depois do incidente, a Venezuela enviou 15 mil soldados para reforçar a guarda nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil. O governo colombiano reagiu às declarações de Chávez, afirmando que recorrerá às Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos (OEA).


Estadão/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.