8 de set. de 2009

Dia 8 de setembro de 1930 : A brasileira mais bonita do Universo



A Cidade Maravilhosa amanheceu inebriada pela exaltação da beleza feminina. Nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira, a Miss Brasil gaúcha Yolanda Pereira venceu o concurso internacional e conquistou o título de Miss Universo. Superando o favoritismo da portuguesa Fernanda Gonçalves e outras 24 concorrentes, a escolha foi unânime. Foram avaliados a beleza facial, a estética corporal e predicados tais como elegância, postura, equilíbrio e proporção, que definiam a individualidade de cada candidata. "Nunca se viu tanta beleza, tanta graça, aliadas a tanta superioridade e modéstia. Diante daquela divina criatura a impressão de um rio tranqüilo, espelhando em suas águas todas as maravilhas do céu e da terra. Olhei os membros do júri olhando-nos todos, e todos sentimos a sedução daquela radiosa mocidade em flor". Assim o pintor Navarro da Costa, que com o Conde Pereira Carneiro compunha a participação brasileira na comissão julgadora, expressou sua impressão a respeito do encantamento ao qual o mundo se curvava.

A coroação de Yolanda foi o ponto máximo do glamouroso evento, promovido pelo vespertino A Noite, que transformou a capital da República numa grande passarela. Percorrendo a cidade em carros abertos para o Copacabana Palace, as concorrentes eram saudadas por multidões que se aglomeravam em várias partes ao longo do percurso, aclamadas com aplausos e chuvas de flores.

Yolanda, exemplo de humanitarismo

Colhidos os louros da performance e cumpridos os exaustivos compromissos que lhes foram atribuidos como Miss Universo, e como a maioria das ex-Miss Brasil, Yolanda refugiou-se no anonimato de uma dona-de-casa e mãe-de-família. Mas mesmo em sua discrição social, a Sra. Brigadeiro Homero Souto de Oliveira conservou seu espírito de bondade, sua simpatia e seu humanitarismo que, aliados à sua beleza, fizeram-na rainha.

Yolanda morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.