21 de jul. de 2009

País muito doido - Prisão Recíproca

ADVOGADA E JUÍZA DÃO-SE VOZ DE PRISÃO

A edição deste mês do Jornal da Ordem, da OAB Campinas, traz uma notícia curiosa:


Um incidente entre uma advogada inscrita na 3ª Subsecção e uma juíza da Justiça Trabalhista levou a presidente da OAB Campinas, Tereza Dóro, a interceder em favor da advogada, evitando que o caso chegasse até a Polícia Federal, para lavratura do flagrante. O desentendimento entre a juíza e a advogada movimentou uma das salas de audiência do Fórum.

A presidente da Subsecção foi chamada após a juíza dar voz de prisão para a advogada por desacato à autoridade, com base no artigo 331 do Código de Processo Penal, tendo a advogada, de imediato, e na presença de testemunhas, dado voz de prisão à juíza, por abuso de autoridade.

Com a intercessão da OAB, e da Corregedoria da Justiça do Trabalho, as partes retrocederam, evitando-se a ida à Delegacia da Polícia Federal, já que ambas – advogada e juíza – estavam presas.


Teoricamente, admtindo que estivessem presentes as circunstâncias fáticas, ambos estariam certos ? Os crimes estariam tipificados de lado a lado, ou um exclui o outro ?


Deixando de lado as questões jurídicas, é com tristeza que se vê cada vez mais conflitos entre juízes e advogados. A relação que historicamente sempre foi marcada por respeito mútuo e camaradagem, deteriorou-se espantosamente. Lógico, exceções sempre houve, mas eram casos isolados, e agora quase que ficaram corriqueiros.


O grande prejudicado é a parte , sempre será . Pois ou ela terá diante de si um juiz ou advogado desequilibrados, ou terá um advogado acovardado, em prejuízo de seu direito.

Escrito por Jarbas Machioni, no dia 20 de Julho de 2009

Um comentário:

  1. Infelizmente não é só entre juízes e advogados que a realação vem se deteriorado.. Acredito que em vários setores da sociedade nossas relações se deterioraram, e pior, nos setores mais importantes, como escolas por ex. Lembro quando eu estudava, o respeito com o professor era primordial, e ai de mim se eu aprontasse na escola, levava mó bronca em casa. Hoje em dia o que acontece? Pais passam a mão na cabeça dos filhos, e ai dos professores se chamarem atenção. Quando não são agredidos pelos próprios alunos, são xingados pelos pais.. Um horror...
    Quanto aos juízes e advogados, é muito triste tudo isso. E a corda semrpe arrebenta pro lado mais fraco: a parte, claro.. Lamentável. Isso me faz pedir a Deus pra que eu nunca precise de usar a justiça brasileira.. :| (medo)
    Nossa, escrevi uma bíblia.. hehehe
    []s

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.