7 de jul. de 2009

ACREDITO QUE VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR DELA, CONHEÇA AGORA A SAGA DA ROSA BRANCA DE STALINGRADO


Com o “fim” da guerra fria, passamos a ter contato com as histórias militares do outro lado, 0 que me fez descobrir muito mais coisas além do dia D. Essa é uma das que me chamou mais a atenção, não pela quantidade de gente envolvida, mas pela tenacidade que uma mulher pode demonstrar quando ela quer, sendo assim apresento a vocês a saga de Lidiya Litvyiak.
Essa Piloto Russa, da 2ª guerra mundial, foi considerada a maior às (feminina) de todos os tempos. Uma verdadeira lenda e símbolo de coragem.


E foi esta imagem, mal compreendida pelos adversários da luftwaffe, que levou o inimigo a dar-lhe a alcunha, algo poética, de " A Rosa Branca de Stalingrado". Ela pereceu em combate com menos de 22 anos de idade, mas foram precisos 8 homens para derrubá-la, mesmo assim, ainda conseguiu abater 2 dos seus atacantes!!!



Seu apelido entre as colegas, era "Lilya" (Lírio em russo); Mas os Alemães aprenderiam a temê-la como "A Rosa Branca de Stalingrado". Ciente do seu apelido acabou pintando um grande lírio branco na lateral da fuselagem de seu YAK-1.




Fonte Revista ASAS.
Leia mais sobre ela aqui e aqui
Comunidade no Orkut

3 comentários:

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.