11 de jun. de 2009

Bandeira do Acre


A bandeira do Acre é um dos símbolos oficiais do estado do Acre, Brasil. A bandeira atual foi instituída pela lei nº 1.170 de 1995, adotando o desenho da Bandeira do Estado Independente do Acre (Decreto nº 2, de 15 de julho de 1899), modificada pela Resolução n. 5, de 24 de janeiro de 1921, do Governo do Território Federal do Acre.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:10 divido por uma linha diagonal da parte inferior esquerda (lado do mastro) para a superior direita. A parte superior esquerda é amarela com uma estrela vermelha no canto, a parte inferior direita é verde.

Simbolismo

As cores principais da bandeira (verde e amarelo) são as mesmas da bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:

* A cor amarela, que representa a paz;
* A cor verde, a esperança.

A estrela vermelha no canto superior esquerdo, chamada de "estrela solitária", representa o sangue dos bravos que lutaram pela a anexação da área do atual estado do Acre ao Brasil. A bandeira foi adotada oficialmente pelo governador Epaminondas Jacome.


Bandeira do Estado Indepentende do Acre (1899-1900)


Bandeira da Terceira República do Acre (1902-1903)

Fonte: Wikepédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.