14 de mai. de 2009

DIÓGENES, A PORONGA E O JOÃO BURACÃO


Diógenes é assinalado, em muitas histórias da filosofia, como o filósofo que desprezou ostensivamente os poderosos e as convenções sociais. Nasceu em Sínope. Foi discípulo de Antístenes (c.444-365 a.C.), fundador da filosofia cínica. Como todos os cínicos desprezava as ideias gerais e as convenções sociais, negando a possibilidade da própria ciência. Diógenes ficou associado a diversos episódios que exprimem as suas ideias éticas, as únicas a que dava verdadeira importância. A única forma de vida aceitável seria a conforme à natureza, tudo o mais não passava de vento. Conta-se que Alexandre da Macedónia, o grande imperador da antiguidade, ao encontrá-lo lhe teria perguntado o que mais desejava. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre, fazia-lhe sombra. Diógenes, então olhando para o sol afirmou: "Não me tires o que não me podes dar!". Levando ao extremo esta atitude de desprezo pelas convenções sociais, Diógenes, tinha como casa um barril e vestia-se de trapos. Deambulava pela cidade com um lamparina acesa, mesmo de dia, afirmando a quem o interrogava que procurava "um verdadeiro homem". Aquele que vivia de acordo com a natureza.


Eu era fã de Diógenes, era não, sou! Ou seja, voltei a ser. Entendeu? Não? Nem eu.

Achava que ele era burro, pois se fosse inteligente teria inventado a poronga, pelo menos ficaria com uma das mãos livre para quem sabe usá-la contra os que zombavam dele.
Mas resolvi perdoar Diógenes, porque na ingenuidade do seu passado era impossível saber que jamais encontraria o que procurava. Vai lá Diógenes! Segue o teu caminho porque agora a esperança ressurgiu, vem ai o João Buracão quem sabe ele consegue.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo,
    Diógenes é uma figura impressionante e quem sabe ele ainda possa despertar alguns aspectos que andam meio esquecidos no momento. Pena que alguns ficaram apenas com o "cinismo" dele.
    Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.