5 de mar. de 2009

O IDH Tarauacá/Jordão e a ingratidão. E agora quem vai cortar esse nó Górdio


O IDH (Incompetentes Da Hora) que foi divulgado pela rede globo de televisão no último fantástico me fez lembrar a piada do ginecologista onde mostra que Tudo na Vida é relativo.

Fim de tarde, um ginecologista aguarda sua última paciente que não chega.
Depois de 45 minutos, ele supõe que ela não virá mais e resolve tomar
um gin tônica para relaxar, antes de enfrentar o trânsito e voltar
para casa..
Ele se instala confortavelmente numa poltrona e começa a ler o jornal
quando toca a campainha...
É a tal paciente, que chega toda sem graça e pede mil desculpas pelo
atraso.
- Não tem importância, imagine! - responde o médico
- Olhe, eu estava tomando um gin tônica enquanto a esperava. Quer um também para relaxar?

- Aceito com prazer responde a paciente aliviada.
Ele lhe serve um copo, senta-se na sua frente e começam a bater papo.
De repente ouve-se um barulho de chave na porta do consultório.
O médico tem um sobressalto, levanta-se bruscamente e diz:
- É minha mulher! Rápido, tire a roupa, deite na cama e abra as pernas, senão ela pode pensar bobagem!

Muito mal feita, editada e imatura à reportagem feita pelo Fantástico exibido no último domingo pela Rede Globo de televisão, primeiro porque o repórter misturou os municípios de Tarauacá e Jordão, uma hora você não sabia de qual estavam falando, se de um ou de outro.

Segundo, já diz o ditado “depois que a onça ta morta qualquer um mija no couro” Muito fácil criticar sem dar alternativas, no caso do combustível caro, o repórter esqueceu de explicar como levar combustível para o meio da floresta sem pagar frete, sem ter que fazer uma quase operação de guerra em logística para que esse combustível chegue até lá. Se o repórter mora em Queimados vai pagar obviamente mais caro do que em Duque de Caxias onde tem a refinaria, que é bem próximo ou não? Você sabia que quem cobra são empresários que nem o seu patrão? Já ouvistes falar em iniciativa privada?

Escolher o lugar onde mora é relativo o que é bom pra mim pode não ser pra você e vice-versa. Se você prefere ficar com água até a capota do carro toda vez que tem uma cumulonimbus no céu de São Paulo, depois de ficar várias horas para chegar em casa o problema é seu, se você prefere andar que nem um robô até entrar dentro de um vagão de metrô o problema é seu, se você prefere ver seus filhos morrerem com bala perdida (ou achada) dentro de escolas e universidades, o problema também é seu, se você prefere respirar poluição dia e noite o problema é seu. Eu não! Eu prefiro pagar 0,50 centavos por uma dúzia de bananas, eu prefiro pagar 3,00 por um açaí cremoso com flocos de arroz, sucrilhos de chocolate e leite em pó e não A- chaí como no Rio de Janeiro, comer tapioca recheada, né repórter? Prefiro galinha caipira e não frango com hormônio, prefiro pagar 9,00 no quilo da picanha no açougue, no mercado municipal ainda é mais barato 4,50 e aumentou agora!!! Prefiro saber que o policial do município onde resido assim como os professores são um dos mais bem pagos do Brasil, prefiro saber que apesar de tudo, bem ou mal a estrada que você mostrou está saindo e que na época da estiagem você leva de 6 a 7 horas pra vir de Rio Branco pra cá, e que o governo de onde moro disponibiliza isso há 11 anos ininterruptamente coisa que os outros governos não fizeram, mas o do PT fez, E por que não fizeram? Outro erro do jornalista em não mostrar outra alternativa.


Como comparar isso?


Com isso.


Você tem idéia de quantas toneladas de cimento tem que ser jogada nessa tabatinga aqui para se ter o mínimo de compactação? Não? Então vai pesquisar antes de criticar. Diga que quem estava atolado na estrada já estava depois que a estrada estava oficialmente fechada pelo governo por causa da época das chuvas, não seja injusto, você é um formador de opinião tem que ter compromisso com a verdade. Justamente para incluir esses esquecidos na “verdadeira sociedade”. Para poder na época da estiagem pagar 3,00 no preço dos legumes. Diga-me quantos caminhões passam por hora na BR- 364 na época que a mesma está aberta pra cá? Compare com uma outra estrada qualquer, não precisa ser a Dutra não, e você ainda coloca excluídos? Tem coisas que por causa da zona franca de Manaus, aqui é mais barato do que ai, verificou? Aliás, zona franca essa que o empresariado paulista tentar acabar a anos, mas a Dilma não permitirá como o Presidente Lula não permitiu.
Deveria ter uma lei que proibisse o jornalista de ir embora enquanto a matéria do local onde ele fez não fosse veiculada ainda para que o povo tivesse o direito de resposta, mas não, as pessoas falam o que querem e vão embora. Tivemos um caso aqui que um foi escorraçado.

Mas lei para isso? Isso seria censura isso não pode, mas não colocar os posts no site deles ou editá-los como estão fazendo, colocando só a parte que eles querem isso pode.

Faça um teste caro internauta, mande uma mensagem de indgnação.

É por essas e outras veiculando matérias horríveis como essa que a Ex poderosa Rede Globo vem perdendo audiência veja aqui.

Procure na Net, já perdeu até para o desenho do Pica-pau.

Não se preocupem tarauacaenses, vou usar todos os meu contatos e trarei a RECORD ou o SBT para fazerem uma matéria justa sobre Tarauacá.

Agora, só nos resta aguardar a próxima ridicularização e não fazer nada.

Inté!



7 comentários:

  1. Caro amigo Palazzo,
    Nunca simpatizei com a Globo, nem muito menos com qualquer outro canal. Mas continuo defendendo que o foco da discussão que poderia se suscitar está sendo suprimido por essas pequenas picuinhas. Na minha modesta visão, há grandes equívocos em relação à essa reportagem. Primeiro que seu objetivo não era fazer comparação com a região sudesta, sul etc com o norte ou nordeste. Mas apresentar os grandes desníveis sociais que há no Brasil. É claro que todo mundo sabe que é impossível de se comparar uma cidade do sul por exemmplo, mas isso em alguns aspectos apenas, pois por essas regiões daqui existem ainda um tipo de miséria muito pior que as da nossa região,com as pequenas cidades da Amazônia etc. Mas a questão não é essa. O IDH é algo sério, não deve ser desvalorizado só porque nossa região não apresentou aquilo que esperávamos. Nós simpelsmente estamos querendo que a coisa permaneça na mesma, já que a reportagem pelo que querem alguns não condiz com a realidade. Será que não? Pode até haver exageros. Mas nós devemos reconhecer nossas limitações sociais. Qual é o problema disso? O que os outros pensam, não é problema nosso. Mas o que será feito, que medidas serão tomadas, isso é problema nosso. É claro que a pobreza não é um problema local apenas, se fosse assim, a muito tempo já haveria sido erradicado. O peso maior não cai sobre os ombros da população, cai primeiro sobre nossos representantes locais, estaduais e federais. E não é de hoje apenas. Repito mais uma vez o Governo da Florestania que tanto se alardeia tem se mostrado muitas vezes uma "merda" e a prefeitura nesses últimos anos foi a mior cagada que já ocorreu para Tarauacá. Desse jeito não dá. Nosso povo vive a mercê, tanto os da cidade quanto os da zona rural. Sistema de saúde precário, saneamento básico (que nem básico é) praticamente não existe, desemboca uma vala no quintal de minha casa ai em TK e de tantos outros, mas ninguém faz nada, cada um tem que agir por conta própria, cadê as ações dos governos? etc, é isso que nos faz aparecer como uma das regiões mais pobres do Brasil e não a reportagem da Globo. Isso é fato e não contestação de alguma alma iluminada. Que dizer então que tudo está bem? Que não há necessidade de mudança, que os atuais governos (municipal e estadual) tem pelo menos 60% de atução no interior. Todo mundo sabe que há muito tempo Tarauacá não recebe investimentos significativos por parte do governo da floresta e que a prefeitura se preocupa mais com os bois do que com as pessoas. Isso leva ao baixo índece de IDH e não a reportagem da Rede Globo. É claro que eu gostaria, assim como você e todos os demais tarauacaenses e acreanos, ver nosso estado ser bem falado lá fora, não pense que estamos se regozijando por isso. Nessa história não há culpados, nós também somos responsáveis direta e indiretamente, toda vez que nos acomodamos e votamos nas mesmas caras, e Tarauacá sabe bem disso, já que votou no fazendeiro.
    Agora não concordo com as posturas que foram tomadas em relação à essa reportagem, já que se tem alguém para ficar envergonhado são essencialmente os nossos políticos, que infelizmente deixarm a desejar, e não o povo. Pois a mim como tarauacaense não me rebaixou nem humilhou em nada, muito pelo contrário confirmou o meu carinho e amor por esse lugar que é maravilhoso seja como for. Agora não adianta polemizar a reportagem, pois tanto faz Globo quanto qualquer outro canal, a menos que se pague para falar bem. Cuidado para não trocarmos apenas de patrão!

    Deixo um forte abraço meu ilustre amigo!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Isaac, não vivo dentro de igreja, as vezes vou lá, apesar de não entender patavinas do que esses padres falam aqui.
    Enquanto a política se misturar com religião, enquanto, padres, pastores, rabinos etc. continuarem a compactuar com certas coisas, eu me recuso a participar disso, mas rogo a Deus nesse momento para que entendas minhas palavras.
    Eu já simpatizo com alguns programas de alguns canais sim! Não podemos ser radicais, até mini-séries da globo eu assisto gosto de coisas que me ensine, que me traga algo de bom (só não assisto Big Brother e outras baboseiras por que tenho mais o que fazer, e prefiro ler um bom livro) se não correremos o risco de voltar à época da inquisição novamente, e acho que o foco da discussão depende do prisma de quem olha. Já dizia Athur da Távola, “quem sente é quem sabe”, não se trata de picuinha, você tem sua visão e eu tenho a minha e não abro mão da minha. Realmente há muitos equívocos com essa reportagem, mesmo que o objetivo da reportagem não era comparar acabou comparando, pergunte aos de fora que estão aqui e os daqui que estão fora. Desníveis sociais existem em qualquer canto do Brasil uns mais outros menos, e nunca neguei que aqui existam problemas, nem falei que o Governo da Floresta é perfeito, só não gosto de demagogia, injustiça e ingratidão seja em que ambiente for, principalmente se a coisa for politizada.
    Eu sei que o IDH é algo sério, por isso mesmo minha indignação, você é daqui e deveria ser o primeiro a defender e ao contrário alimenta mais a ilusão de que, quem paga manda. Esse é um dos motivos dessa região ser tão atrasada, quando cheguei aqui senti vergonha de ser de cidade grande, senti vergonha em saber que ainda existe privada de fundo de quintal, coisa que eu escutava há 40 anos atrás no colo de minha avó. Não sou Acreano, mas me sinto como um. Aliás, todo povo guerreiro é meu irmão e lutarei com ele ombro a ombro.
    Ver que esse povo que sangrou para ser brasileiro foi tão esquecido por tanto tempo, e saber que o “IDH” dos outros é maior justamente a custas de nortistas e nordestinos, que não tiveram sua fatia da distribuição de renda.
    Torno a repetir você deveria ter nascido há muitos anos atrás porque você é integro e honesto, sendo assim não teríamos a Inquisição, Cruzadas nem o Papa de Hitler.(cito esses exemplos por ser sua área).
    Permita-me discordar de você, não quero que a coisa permaneça na mesma, mas a reportagem não condiz com a realidade, e se há limitações sociais que eu achei um exagero é que a educação (no sentido de ensino) está chegando e eu tenho certeza que este é o caminho. Mas veja, os Acreanos que conseguiram estudar, Glória Perez (que é da Globo), Armando Nogueira, Salete Maia, Sanderson Moura etc. Imagina no Futuro quando terminarem as UNBs da vida em Tarauacá!!!!! Em Rio Branco já se faz restauração de mama, já se formou a 1ª turma de medicina, por que os médicos daí não querem vir pra cá, preferem sofrer seqüestros relâmpagos e respirar poluição, eles tem todo o direito é problema deles, são livres. Nós devemos reconhecer sim são os avanços que teve no governo do Acre, eu ainda estava no Rio de Janeiro quando lia nos jornais as oposições insanas a Jorge Viana fruto dessa mídia filhos de Assis Chateaubriand, deveriam estar chorando por perderem as tetas que mamavam.
    A mídia já enganou a Esquerda, a Direita, e os de Centro, só Isaac que a mim ela não engana.
    O que os outros pensam é problema nosso sim, se fosse assim o Vaticano não pediria desculpas, pelos padres pedófilos, nem o Bush quando seu avião espião foi pego na China, pediu desculpas sim, com o canto da boca, mas pediu.
    O que será feito já está sendo feito, as medidas já foram tomadas, mas não se resolve tudo num estalar de dedo se fosse assim a Capela que você está ajudando a construir, já estaria pronta, e isso é problema só seu? Por que o repórter lá não compra uma Ferrari, uma BMW? Porque não tem dinheiro?
    Vai atrás pra arrumar pra ver se é fácil. Já sei, já sei você vai falar, dinheiro tem, mas eles roubam e vai tudo para o ralo da corrupção, da mesma forma que as mulheres reclamam da violência dos homens, mas quem cria os homens são as mulheres, não é o povo que coloca eles lá? Não é a democracia que tanto pediram? Democracia é muito bom, o que tem que ser mudado é a atitude.
    Realmente o peso maior recai sobre os ombros dos representantes e da população que os coloca lá, por isso os culpo, mas não os condeno, sei que quando tiverem a educação que se iniciou para consertar o estrago que foi feito há anos atrás, eles não venderam mais seu voto.
    Todos sabem que sou um dos maiores críticos ao Prefeito Vando Torquato, mas tenho que admitir que até ele deve ter se sentido traído pelo acontecido (eu acho), esse fato não foi um tiro pela culatra, esse fato foi um verdadeiro tiro no pé, uma bola nas costas, já que o outro lá é do lado dele.
    Não sejais imediatista isso é típico de autoritários, calma te peço, não adianta querer apagar incêndio com gasolina e alguém fez isso, agora agüente.
    Quiseram nos fazer parecer como uma das regiões mais pobres do Brasil, mas pobre de que? Temos terra, água e ar, existem coisas muito pior por ai.

    Para mim a questão de IDH apesar de ser sério é relativo, já disse que não acho os Governos perfeitos nem dou carta branca, mesmo porque essa não é minha função há representantes do Governo aqui em Tarauacá pra isso e que nem se manifestou ainda.
    Mas devemos separar as coisas, pensar com a razão e não só com o coração, tens um futuro magnífico pela frente já te disse isso no começo de nossa amizade, deves pensar melhor suas palavras você quer ser um sacerdote, termos chulos como “merda” não levam a nada.
    Ainda bem que o Deputado Moisés Diniz relevou o que você falou, me desculpe, mas achei pesada a sua maneira de falar, apesar de tudo ele é uma autoridade, eleita pelo povo, podemos demonstrar descontentamento sem agredir. Você falaria assim com o Bispo, o Cardeal o Papa?
    Não é que eu queira que o Acre seja só bem falado, mas sabes que sou do Rio e que conheço bem as mazelas de lá para virem aqui denegrir a imagem tendo telhado de vidro, e achar que são o rei da cocada preta, não admito que pessoas venham aqui sejam bem tratadas como foram, e saiam falando um monte de inverdades sem mostrar o outro lado, como repórter ele tinha essa obrigação.
    Você deve ser um dos poucos aqui de Tarauacá que defendem a reportagem, tens todo o direito, como os outros tem o direito adquirido de manifestar sua liberdade de opinião e de expressão, a cidade toda está indignada, inclusive os “excluídos”.
    Quanto às outras emissoras se for apenas trocar de patrão, o que eu duvido também não me surpreenderia assim como o novo Papa também não me surpreendeu.
    Você que gosta de ler vou te dar uma sugestão; Leia NOTICIAS DO PLANALTO, para você ver uma coisa.
    Não sou ilustre tu que és, sou seu fã, estudar filosofia na PUC do Paraná, só me engrandece em ter um amigo assim, serás mais um dos Acreanos do futuro, muitos ouvirão falar muito de você ainda. A minha filosofia não é como a sua, nem ouso debater isso com você, seria um vexame; a minha filosofia é barata, é aquela popular que se aprende na rua, coisas que hoje deixariam Aristóteles, Kant, tantos outros filosofando até ficarem doidos.
    Minha filosofia pode ser barata, mas quem disse que eu quero vendê-la?
    Meu caro amigo, de boas intenções o inferno ta cheio. Amigo é aquele que diz o que tem que ser dito, e não aquilo que a você quer ouvir. Obrigado por ser meu amigo.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Caras, isso é demais.
    Um belo debate gratuito.
    Os acrianos não deveriam ser atacados por acrianos por defenderem outros acrianos.
    Isso tudo me inspieoru uma musica pro novo CD da TK 7dois1.
    A Globo mostrou a pobreza e a miséria.
    É nós estamos mostrando a nossa pobresa de pensamento.
    Isac e Palazzu são figuras incomparáveis. Uns caras diferenciados.
    PLACAR ATÉ AGORA:
    GLOBO 1 X 0 ISAC&PALAZZU

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Palazzo,
    Vou iniciar minhas breves palavras citando Voltaire 'a grosso modo' que confirma o que digo que não concordo com você mas morro defendendo o seu direito de dizê-lo. Vamos esclarecer algumas coisas: 1) Não estou discutindo a partir da perspectiva religiosa, o problema da Igreja a gente discute em outro momento, até mesmo porque não dá para se fazer julgamentos de tempos passados tendo como critério o momento presente. Isso é muito diferente.Estou numa instituição religiosa e não num mundo das idéias, por isso, os problemas sociais também pertecem a mim e assim me manifesto, não há fé fora de coontexto histórico, não me alimento de vento; 2) O fato da maioria dos tarauacaenses não concordarem com a reportagem não nega aquilo que ela mostra, e se bem que não trata de gostar ou não; 3) Aquilo que chamas de chulos são palavras construídas socialmente, isto é, trata-se da "boa moral" que a sociedade nos impõe. Merda está dicionarizada, só se torna chula porque assim nós a fizemos; 4) Minhas palavras não se referem a pessoa do caríssimo Dep. Moisés, mas ao seu texto, portanto, deve estar ciente de que será louvado ou rebatido. Se é pesado só depende da sensibilidade de cada um; 5)Não tenho filosofia e não me interessam os rebuscados pensadores (pelo menos indiretamente), estou apenas com muito sacrifício procurando desenvolver um pensamento mais lúcido, para compreender esse complexo mundo no qual estamos imersos, e assim, não posso vender nem dá minha filosofia POIS NÃO TENHO NENHUMA etc; 6) Não estou levantando uma discussão política partidária, se foram os Vianas ou não que fizeram ou deixaram de fazer. Mas que muito coisa não foi feita, isso salta em nossos olhos; 7) Não sei o que entendes por imediatista, porque há cerca de um século o povo do Acre vêm sobrevivendo a investimentos curtíssimos. É claro, que tem progresso, ninguém é louco em afirmar que não há. Mas é suficiente? Se ser imediatista é não ter que esparar o resto da vida, então, sou! 8) Creio que não foi muito feliz com a sua colocação acerca da Capela, haja visto, que não sou eu que estou à frente, fiz apenas meu pequeno papel de divulgar, além do mais, ela já não está pronta porque quem está à frente não se esforçou ou não o quiz suficiente. Mas agora se estar montando uma equipe para isso, pois não é tão somente por falta de recursos, são os empencilhos humanos, assim como nos governos.9) Não esperes de mim apenas um anjinho de mãos postas a contemplar o Eterno Sublime. Não serei sacerdote para dizer amém sempre, quando tiver que calar, calarei, que ouvi, ouvirei, que pedir desculpas, pedirei, assim como o contrário também será verdadeiro. Agora ninguém vai ficar dizendo o que devo ou não dizer. Chega de tutela! Não tenho medo das consequências, sou suficientemente maduro para encará-las; e por fim 10) Se amanhã serei lembrado isso pouco me importa, até mesmo porque não tenho cacife para isso e nem pretensão, mas não posso comungar de idéias que defendem o progresso ao mesmo tempo que não permite nenhuma transformação significativa.
    Bem meu caro amigo pelo que se percebe nossas idéias nesse ponto não convergem. Mas quem disse que eram para convergir.

    Seu admirador,

    Isaac Melo

    ResponderExcluir
  5. Amigo Isaac, eu sabia que poderia contar com a sua grandeza,
    Tenho você em mais alto grau de amizade, torno a repetir, pessoas como você hoje em dia são raras, você é integro, honesto, e se sente indignado com a situação dos mais necessitados sem demagogias, é apenas essa demagogia politizada que não gosto.
    O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
    Em relação à Capela eu disse que você está ajudando a construir, não disse que você está construindo, inclusive não queria falar antes, mas já estou com uma idéia para tentar ajudá-los também.
    No mais, o Accioly tem razão, quem perde somos nós.
    Fico aguardando sua próxima vinda a Tarauacá, minha casa estará de portas abertas pra você como sempre esteve.
    Forte abraço e boa sorte na monografia

    ResponderExcluir
  6. Creio que vou fazer minha monografia sobre esse tema, kkkkkk...
    Eu é que lhe agradeço em poder discutir essas coisas e com certeza quero tomar café e comer aquele pão com aquele negócio de gengilim (Libanês, árabe ? não lembro o nome).
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. RSRSRSRSRS! Vai ganhar em primeiro lugar.
    o negócio chamase Zaatar (ou zata como falam aqui no Brasil. Jesus comia já naquele tempo.
    abraço

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.