3 de mar. de 2009

E agora quem poderá nos defender?????

A poderosíssima Rede Globo esteve recentemente em Tarauacá para fazer uma reportagem sobre o que ela intitulou "OS EXCLUÍDOS DO BRASIL".
A reportagem de Eduardo Faustini foi exibida no programa FANTÁSTICO de domingo dia 01 de março.
A última vez que a Globo veio a Tarauacá foi para fazer uma reportagem dobre o Shampoo Esperança do nosso amigo Carlos Pinto.
Nessa repotagem de agora os reporteres do Fantástico tiveram a companhia do cinegrafista da prefeitura CHIQUINHO da extinta TV Tarauacá.
Eu estava em Rio Branco e ao assistir a reportagem confesso que fiquei indignado com o conteúdo da matéria, porém não fiquei surpreso.
Um momentos que me chamou atenção foi a entrevista de uma professora formada em "História" sobre as condições de vida do povo pobre, ela se saiu com a seguinte frase:
"Feliz do pobre quando tem a farinha, o arroz e o feijão. Essas três coisas são essenciais para o pobre. Quando não tem, come angu d'água, farinha d'água. Que é a água, o sal e o óleo. Jacuba, que chama. É ruim, é ruim comer jacuba, mas é o jeito”, conta a professora Maria Luciléia.
Só uma pequena correção sobre a nossa JACUBA:
JACUBA é a mistura de farinha de mandioca com adoçante e água. Ela não contém óleo.
A dor ensina a gemer, a fome ensina a comer (qualquer coisa), quem come jacuba não é porque gosta do sabor, mas sim, para sobreviver. Nesse mundo dos mortais, onde tudo é tão fugaz, seria bem diferente se todos usufruíssem as oportunidades iguais. Todavia, o que se constata, nessa sociedade abastada, são esnobismos escancarados, visando exclusivamente os bacanas serem notados, mas esse é o ritmo da vida. Quem detém o poder, seja político ou econômico, mesmo sendo desajeitado, pode até posar de bobo, que o povo acha engraçado. Comandar os acontecimentos em qualquer situação, além de impressionar os súditos desprotegidos, é alvo de admiração (Raimundo F. de Souza).
Espero que não só eu esteja envergonhado com a reportagem em que minha cidade natal esteja entre os piores lugares pra se viver no Brasil.
as coisas por aqui não andam bem.
O nosso IDH é um dos piores do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual. Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. Atualmente, a lista é encabeçada pela Islândia, seguida da Noruega.
Precisamos mostrar também quem são os responsáveis por essa indignação.
Precisamos nos organizar melhor em defesa do nosso povo.
Precisamos transformar a nossa JACUBA em instrumento de luta por dias melhores.
Precisamos lutar contra a corrupção em todos os níveis.
Precisamos manter nossa capacidade de nos indignarmos com as coisa erradas.
Precisamos nos juntar aos nossos irmãos da cidade de Jordão (desmenbrado recentemente de Tarauacá).
Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.